Acaba de ser divulgado pela WPP e a Kantar Millward Brown o ranking anual BrandZTM – Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, que identifica e classifica as 100 marcas mais valiosas do mundo pelo seu valor em dólar. Google lidera o ranking, como na última edição, mantendo sua posição junto com a Apple, segunda colocada.
“Falar de Google é falar de uma marca que virou um grande sinônimo de categoria – ou seja, com um nível de saliência muito grande – com diferenciais bastante claros. Em nossas pesquisas alguns diferenciais – como ser gratuito – associado a um modelo de negócio bastante interessante, com uma cultura Google de ser – lembrem-se do filme o Estagiário, que explicita este ponto – fazem desta marca a mais valiosa do mundo.”, comenta Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina.
Ter propósito de marca, inovação, forte comunicação, boa experiência de marca, influência e ser uma Love Brand são fatores que determinam fortemente a posição no ranking, segundo o executivo.
Rank 2017 | Rank 2018 | Brand | Brand Value 2018 ($Mil.) | % Brand Value Change 2018 vs 2017 |
1 | 1 | 302.063 | 23% | |
2 | 2 | Apple | 300.595 | 28% |
4 | 3 | Amazon | 207.594 | 49% |
3 | 4 | Microsoft | 200.987 | 40% |
8 | 5 | Tencent | 178.990 | 65% |
5 | 6 | 162.106 | 25% | |
7 | 7 | Visa | 145.611 | 31% |
10 | 8 | McDonald’s | 126.044 | 29% |
14 | 9 | Alibaba | 113.401 | 92% |
6 | 10 | AT&T | 106.698 | -7% |
Acompanhe os highlights da pesquisa deste ano:
• Oito das Top 10 marcas são de tecnologia ou relacionadas, com Google e Apple mantendo-se na primeira e segunda posição, crescendo +23% para $302.1bn e +28% para $300.6bn respectivamente.
• Amazon subiu para a terceira posição a frente da Microsoft, crescendo +49% para $207.6 bn. Tencent subiu para a quinta posição a frente do Facebook (sexto colocado), crescendo +65% para $179bn. Marcas relacionadas a tecnologia somam agora mais da metade (+56%) do valor total das Top 100 marcas mais valiosas.
• Crescimento recorde – O valor das Top 100 marcas mais valiosas do mundo teve um crescimento recorde de 21%, somando quase $750bn ao ranking, agora avaliado em $4.4trilhões – quase o GDP do Japão.
• As marcas de tecnologia travaram guerra contra marcas de consumo. Empresas de tecnologia como Amazon, Alibaba e eBay saíram vitoriosas contra marcas de consumo, mudando o equilíbrio de poder no BrandZ Top 100, respondendo por mais da metade (+56%) da marca total valor.
• Os recém-chegados incluem o gigante de telecomunicações norte-americano Spectrum (nº27), a Uber (nº 81), o Instagram (nº 91) e a primeira marca indonésia no ranking BCA na posição 99.
• Pelo primeiro ano marcas não-americanas cresceram mais rapidamente. As marcas chinesas disruptivas tiveram um grande impacto, com 14 delas aparecendo no Top 100. O valor total das Top dez marcas da China cresceu em +47%, mais que o dobro das marcas dos EUA (+23%).
• Marcas chinesas pioneiras também dominam entre as que cresceram mais rápido neste ano: JD.com (no.59) + 94%, Alibaba (no.9) + 92% e Moutai (no.34) + 89%.
• O varejo foi a categoria que mais cresceu, crescendo +35% em valor nos últimos 12 meses, impulsionada por marcas de comércio eletrônico.
• As marcas suportam a criação de valor com mais força do que nunca. Se compararmos o crescimento de todas as marcas no ranking com o S&P500 e o MSCI World Index, nosso portfólio supera em 70% e 122%, respectivamente.
(Acesse e/ou faça o download do relatório completo AQUI.)
https://www.youtube.com/embed/HMPqeX-qem8