O WTC Business Club vai promover no próximo dia 26 mais um TradeMarketing 2.0 sobre o tema “Como crescer seu negócio de forma sustentável, perene e eficaz”. O curso vai abordar as atuais estratégias de marketing das organizações para maximizar vendas e diferenciar os seus produtos e serviços; o trade marketing e o consumidor multicanal e os cuidados na construção da ponte entre o sell in e o sell out.
De acordo com Fabio Madia, consultor e diretor de planejamento e atendimento do MadiaMundoMarketing e copresidente do Comitê de Marketing do WTC Business Club, o novo trade marketing deixou de ser o ponto de venda e é muito mais complexo e eficaz. “A tecnologia chegou no ambiente analógico. O trade marketing está mais próximo do departamento comercial e com mecanismos mais eficazes”, comenta Fabio Madia.
“Hoje tem mecanismos e ferramentas que conseguem acompanhar todo tracking do consumidor. As marcas têm dois desafios: vender para o trade e depois para que o produto gire no PDV. Até recentemente não tinha acesso à informação de quem comprou, por que, em quais regiões e características, mas hoje já se sabe. Com tecnologia é possível fazer a mensuração. Tem plataformas que fazem a leitura e com isso começa a gerar promoções personalizadas e customizadas. É mais assertivo e com mais ROI”, diz.
Os três palestrantes que vão falar sobre o assunto são João Carlos Zicard, Marcos Casini e Francisco Rodrigues Gomes. Zicard é sócio-fundador da Zicard The Trade Marketing Agency, e ex-presidente do conselho diretor da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional). À frente de projetos inovadores, liderou o planejamento e a implantação de programas de incentivo, fidelidade e relacionamento para a indústria e o varejo nos mais diversos setores de atuação, em ações de B2B e B2C, de marcas como Sadia, Ambev e Johnson & Johnson. Marcos Casini possui mais de 20 anos de experiência em negócios globais, com foco específico em desenvolvimento de produto, marketing e gestão em setores de serviços, comunicações e tecnologia. E Francisco Rodrigues Gomes, CMO da Mandic S/A, possui 18 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, planejamento estratégico e marketing.
O WTC Business Club tem como objetivo aproximar executivos e empresários para falar sobre temas relevantes. Atualmente tem 700 associados em São Paulo e mais de mil no Brasil. Para os associados o evento é gratuito e para não-sócios o valor é de R$ 495,00.
“A cada dois meses o Comitê de Marketing do WTC Business Club promove um encontro com palestrantes bacanas para promover debates e conhecimento sobre o mercado. Nunca foi tão democrático fazer comunicação e relacionamento por causa do avanço da internet e das mídias sociais. Antes era somente o grande anunciante que tinha condições de veicular nos grandes meios e fazer ações, e 80% acabavam recorrendo ao marketing de guerrilha. Essa era a realidade das pequenas empresas. Com o avanço das mídias sociais, por um valor suportável, é possível fazer um link patrocinado, uma ação promovida, ter um bom site, gerar experiência, ter um e-commerce”, diz.
O WTC foi fundado nos Estados Unidos em meados dos anos 1960 pela tradicional família Rockefeller. A sigla WTC é mundialmente conhecida e sinônimo de solidez e grandes negócios. Com o objetivo de fomentar negócios globais, a instituição conta com 330 escritórios espalhados por 110 países.