Em razão da Hora do Planeta, programada para acontecer neste sábado (19) entre 20h30 e 21h30, a ONG ambientalista WWF está veiculando a campanha “Faça por você. Faça pelo planeta”.
Criada pela Grey Brasil, a ação estimula milhões de brasileiros a apagarem suas luzes durante uma hora inteira. As peças aboram o tema com bom humor e incentiva a pessoas a conviverem com alegria durante 3600 segundos no escuro.
Além disso, a campanha promove as ações que, neste ano, ocorrerão junto ao gesto de apagar as luzes. Entre eles, o maior destaque fica com as “bicicletadas” nas quais o público é chamado a passear com suas bikes durante uma hora.
Em São Paulo, o passeio de bicicleta está previsto para acontecer a partir das 18h30 e no Rio de Janeiro haverá, pela primeira vez na Rede WWF, a “Horinha do Planeta”, um evento que acontece no Parque Lage, na manhã de 19 de março, com diversas atividades para envolver as crianças em questões ambientais.
A campanha já conta com a confirmação de 120 cidades brasileiras, incluindo as capitais Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além das cidades da Grande São Paulo Osasco e Barueri.
Algumas marcas também estão apoiando a iniciativa da WWF, entre elas a Panasonic, que fornecerá painéis solares para o Bondinho Pão de Açúcar neste sábado durante o período da Hora do Planeta.
Ícone turístico brasileiro, o Pão de Áçucar irá desligar suas luzes por uma hora a partir das 20h30 e a única iluminação será do bondinho, parado no meio do trajeto, e iluminado por um holofote que será alimentado por energia gerada por meio de painéis solares da empresa.
Serão 42 paineis que geram 2GWH para o Pão de Açúcar, o equivalente, em média, ao consumo de energia de 10 apartamentos de médio porte por mês.