Recentemente, a XP Investimentos abriu em sua plataforma de conteúdo – Expert XP – espaço para colunistas que não são funcionários da empresa ou analistas do mercado financeiro.
A primeira convidada externa foi Rachel Maia, ex-presidente da Lacoste. Na última sexta, Edu Lyra iniciou sua própria coluna abordando tópicos sociais e de empreendedorismo.
Segundo a empresa, a ideia surgiu durante a pandemia, quando a plataforma “passou a ser um dos principais canais de debate dos grandes assuntos de interesse público do momento, desde os impactos do coronavírus em áreas como Saúde e Economia a temas como diversidade, causas ambientais e desigualdade social”.
O jornalista Leonardo Pinto, idealizador do projeto e editor da Expert XP, implementou na XP um modelo de colunas de opiniões que estendesse o “status de mediadora do debate público”.
Segundo a empresa, o objetivo do projeto de colunistas é ampliar a relevância da plataforma de conteúdos da XP e do grupo como um todo ao trazer grandes personalidades, tanto do mercado financeiro quanto de diversas outras áreas.
Como pilotos do projeto, nomes internos de áreas estratégicas do grupo foram chamados: Thiago Godoy, head de educação financeira da Xpeed, que publica suas opiniões quinzenalmente, e Marta Pinheiro, diretora de ESG da XP Inc. Os executivos trazem um texto opinativo a cada semana.
Além disso, há contato com gestores de fundos do Brasil para inaugurar mais três colunas sobre a discussão de três classes de investimento: Renda Variável, Crédito Privado e Macro.