Faltando pouco mais de um mês para completar 20 anos de mercado, a XP Investimentos altera sua marca e passa a ser XP. Rebranding se propõe a ir além para representar o novo momento da companhia, que está construindo um futuro como empresa de tecnologia e ampliando a sua oferta de produtos e serviços.
“A nossa marca atual é uma potência: top of mind e com ótimos indicadores de consideração e reconhecimento. Mas entendemos nesse último ano que ela precisaria evoluir para representar melhor nossas conquistas e estar pronta para tudo que ainda temos para construir. Hoje somos uma empresa mais ousada, tecnológica e disruptiva. A nova marca é uma evolução da atual e mantém o nosso propósito: guiar a transformação do mercado financeiro no Brasil para melhorar a vida das pessoas”, analisa Pethra Ferraz, diretora de Marketing da XP Inc.
A executiva destaca que, em 2020, a XP foi eleita uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil pela Interbrand. Foi a primeira vez que a empresa entrou para o ranking das 25 marcas mais valiosas e, de imediato, conquistou o 10º lugar na 20ª edição do ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas. Dentre as 10 mais valiosas, a XP é a única que não possui agência, loja ou produto físico.
“A XP já construiu uma relação sólida com o público do mercado financeiro e é muito reconhecida pelos investidores. O momento atual da empresa, e que se reflete na nova marca, é de expansão do nosso target e queremos criar conexão com uma audiência que é menos conectada a esse universo”, explica Cinthia Kato, head de Marketing da XP.
No dia 29 de março, a XP inicia a campanha de reposicionamento de marca, apostando na mensagem “Investir transforma” para criar diferentes significados, além do dinheiro, para a questão do investimento. Com isso, a companhia pretende reforçar a sua conexão com o público, mantendo o sempre presente perfil disruptivo e de quebra de paradigmas no mercado financeiro. Ao mesmo tempo, a campanha visa expandir a sua presença em novos segmentos de perfis, construindo uma profunda conexão emocional com o público.
Nos vídeos da ação, Maya Gabeira, Maurício de Souza, Maestro João Carlos Martins, Fernando Fernandes e Fabio Oliveira (Crânio) compartilham experiências próprias para mostrar como suas vidas se transformaram quando decidiram investir em coragem, imaginação e recomeço.
“O novo posicionamento da marca está profundamente ligado a nossa cultura de ‘sonho grande/ mente aberta/ espírito empreendedor’. Por meio de histórias inspiradoras, pretendemos reforçar que investir em algo pode transformar vidas. Os vídeos terminam sempre com um convite à reflexão: e você, está investindo em que?”, conta Pethra.
A campanha tem duração prevista até maio, quando a empresa completa 20 anos, e a veiculação será em diversos canais e formatos, como redes sociais, emissoras de TV, revistas, jornais e mídias em elevadores residenciais (DOOH).