A nostalgia dos anos 1980 dá o tom da nova campanha de vacinação do Ministério da Saúde, que estreia na próxima segunda-feira (6). Para lembrar os ex-baixinhos sobre a importância da proteção de seus filhos contra a poliomelite e sarampo, a apresentadora Xuxa Meneghel foi convocada para passar a mensagem.
No filme criado pela agência Fields360, a apresentadora contracena com personagens infantis do presente, como a Galinha Pintadinha. O mascote Zé Gotinha também participa, ganhando uma versão animada, se juntando a turma e aos dançarinos do game Just Dance.
A comunicação reforça o conceito “Se tem infância, tem vacinação”, e tem como objetivo a imunização de crianças a partir de 1 ano até os 5 anos. Segundo Sidney Campos, CEO da Fields360, o filme é uma resposta às novas demandas da população em relação ao formato e linguagem das mensagens.
“A comunicação de interesse público se transformou muito nos últimos anos. A população só vai se ater a essa informação se ela for atrativa. Essa mudança de chave no ponto de vista de linguagem aconteceu porque não adianta a agência fazer comunicação chapa branca, porque aquilo não é de interesse das pessoas”.
Para o executivo, para que campanhas públicas sejam endossadas, elas precisam fazer parte da vida delas. “As pessoas devem se enxergar naquela propaganda. Estamos com um problema sério porque as crianças não estão sendo vacinadas. Nesse sentido, a comunicação de governo tem que ser ousada e atraente, no momento certo”.
A próxima edição impressa do PROPMARK, que circula em 6 de agosto, debaterá as mudanças da comunicação de interesse público e como governos, marcas, agências e o terceiro setor têm trabalhado para trazer mensagens relevantes para a população.