O Yahoo! anunciou a compra da Flurry, companhia de analytics voltada ao mercado de aplicativos, em uma operação estimada em US$ 300 milhões. O movimento da empresa comandada pela CEO Marissa Mayer mostra um grande passo na direção mobile.
Enquanto sua receita via desktop segue a tendência de queda por conta da competição de players como Google e Facebook, o mercado de celulares e anúncios nativos surge como alternativa de monetização do Yahoo!, que realizou a segunda maior aquisição de sua história, atrás apenas da compra do Flickr em 2012.
Fundada em 2008, a Flurry tem em seu inventário cerca de 20 mil anunciantes e meio milhão de aplicativos de 170 mil desenvolvedores. Ela desenvolve e analisa peças publicitárias personalizadas para cada usuário. Com a compra da Flurry, o Yahoo! pode caminhar na direção de anúncios nativos mesmo em plataformas que não sejam próprias, de acordo com o vice-presidente de tecnologia da propaganda da empresa, Scott Burke.
Também sob gestão de Marissa Mayer, o Yahoo! comprou a AdMovate, companhia especializada em criação e compra de mídia mobile automatizada. A própria ação de comprar a Flurry pode ser tomada como resposta aos acionistas da companhia, com a confiança abalada após o anúncio de lucros 18% inferiores no ano, em comparação com período imediatamente anterior, segundo o relatório do 2° trimestre.