Adquirida pelo Yahoo no ano passado e lançada no mercado brasileiro há cerca de oito meses, a ferramenta BrightRoll permite que núcleos de consumidores sejam agrupados para garantir maior assertividade às agências e anunciantes na agilização de planos de mídia nos canais digitais.
Apesar de ser um instrumento proprietário, como esclarece Leonardo Khede, diretor de vendas do portal no país, os conteúdos estão disponíveis inclusive para concorrentes diretos. Os insights são analisados pelo comportamento de navegação nos websites, redes sociais, e-mails, aplicativos, search e, por exemplo, dados fornecidos pela SerasaExperian, que integra um grupo de 60 parceiros estratégicos do portal.
O sistema Flurry, comprado pelo Yahoo há dois anos, contempla as análises do ambiente mobile e está instalado em 135 mil aplicativos em 90 milhões de smartphones no Brasil. Segundo Khede, é uma solução de mapeamento das preferências e maneirismos dos usuários em devices móveis.
O Tumblr, outra aquisição do Yahoo em 2013, que possui 220 milhões de usuários, “é uma rede social de blogging que permite publicação de textos, vídeos, áudio, imagens, GIF e links. Os usuários têm a opção de seguir perfis, curtir ou ‘reblogar’ as publicações na rede social, além de criarem os próprios perfis”, explica o executivo.
Um dos primeiros estudos com base no BrightRoll contempla o mercado de viagens brasileiro. De posse das combinações, agências de publicidade digital podem participar dos leilões de compra de mídia programática e fazer biddings exatos. O composto pode envolver o comportamento que está comprando moeda estrangeira e fazendo pesquisa de roteiros. “É uma revolução no marketing: a compra por audiência e não por contexto”, diz Khede.
“No caso do mercado de viagens, a ferramenta aponta que oito entre dez brasileiros estão optando pelo turismo doméstico, inclusive no próprio estado. A TAM e Expedia são clientes do Yahoo que estão usando esses dados nas suas estratégias”, argumenta o diretor de vendas.
A pesquisa mostra que 40% das reservas de viagens no Brasil são feitas por canais digitais, volume muito elevado para os padrões das empresas de e-commerce brasileiras. “A BrightRoll orienta a compra de mídia automatizada para display, vídeo, mobile e publicidade de forma centralizada, aproveitando o acesso a dados proprietários do Yahoo e os insights exclusivos de um bilhão de pessoas e 165 bilhões de eventos de dados diários, coletados pelo Yahoo”, finaliza Christina Choy, gerente de pesquisa de mercado do portal.