Produzida desde 1050 por monges beneditinos no Monastério de Weltenburg, na Alemanha, a cerveja Weltenburg, que no Brasil faz parte do portfólio do Grupo Petrópolis, tem campanha na mídia assinada pela Y&R. No caso, é a Weltenburger Kloster Anno 1050, uma das quatro versões da marca disponíveis no país.
Com inspiração no período medieval, os dois anúncios de mídia impressa destacam o valor histórico da bebida, com ilustrações bem-humoradas que reproduzem situações cotidianas como se fossem quadros da época. Na primeira peça, enquanto uma mulher passa a caminho do castelo, um grupo de guardas com toda a indumentária comum ao período dá uma “conferida” nela. O segundo anúncio traz o cavaleiro medieval que chega a sua casa de madrugada, depois de uma noitada, e encontra a mulher acordada o esperando.
A assinatura, “Cervejismo desde 1050”, reforça que as épocas e os costumes mudam, mas os homens seguem sendo e fazendo as mesmas coisas. A criação é de Kleyton Mourão, Denon Oliveira e Pedro Guerra, sob direção de criação de Rui Branquinho, Flavio Casarotti, Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi. As ilustrações são de Adelmo Barreira, André Maciel e Macacolândia.