A Y&R mantém a sua posição de líder no ranking do Ibope Media das 50 maiores agências de publicidades do Brasil em 2014. Na liderança por 13 anos consecutivos, a operação deteve praticamente o dobro da segunda colocada em compra de mídia, atingindo R$ 7,59 bilhões (valor bruto).
Em segundo lugar vem a Ogilvy & Mather Brasil, que em 2013 ocupava a terceira posição, com R$ 3,90 bilhões, pouco à frente da WMcCann (R$ 3,87 bi), que aparecia em quinto lugar em 2013. A Borghi/Lowe, por sua vez, caiu duas posições. Em quarto lugar este ano, a agência faturou R$ 3,45 bilhões. Já a AlmapBBDO caiu uma posição – passou do quarto para o quinto lugar, com R$ 3,44 bilhões. Completam o top 10 Havas Worldwide (6ª, com R$ 2,93 bi), Africa (7ª, R$ 2,75 bi), JWT (8ª, R$ 2,65 bi), Publicis (9ª, R$ 2,40 bi) e Leo Burnett Tailor Made (10ª, R$ 2,37 bi).
Entre as agências que mais evoluíram em 2014, destaca-se a Giacometti Propaganda, que subiu dez posições, passando do 40º lugar para 30º, com faturamento de R$ 749 milhões. Outras agências que subiram significativamente no ranking são a Heads Propaganda (23ª com R$ 1,041 bilhão), Multi Solution (24ª, R$ 1,028 bilhão) e E Mídia (31ª, R$ 636 milhões).
Já entre as agências que mais caíram no ranking estão a Long Play, que passou da 29ª posição para o 50º lugar, e a mcgarrybowen, que caiu da 33ª posição em 2013 para a 48ª em 2014.
Cinco agências deixaram de integrar o ranking: a PA Publicidade, que foi incorporada pelo Havas Worldwide e ocupava a 24ª posição em 2013, a Agnelo Pacheco (44ª), a P E M Publicidade e Marketing (45ª), a Link Propaganda (46ª) e a Lov (50ª) As posições foram ocupadas este ano por: Escala (32ª, com R$ 630 milhões), Pandora Publicidade (36ª, R$ 546 milhões), Pro Brasil (41ª, 434 milhões), Repense Comunicação 43ª, R$ 391 milhões) e Sinergia Publicidade (44ª, R$ 390 milhões).
Vale lembrar que duas agências mudaram de nomes de 2013 para 2014 – a Age passou a se chamar mcgarrybowen e a AgênciaClick, Isobar.
Confira o Ranking das Agências de 2014 e, também, de 2013.