De olho nas oportunidades e demandas relacionadas à Copa do Mundo, a YDreams, presente no Brasil desde 2006, lançou recentemente a linha Futebol Experience, parte da oferta de produtos prontos da empresa de origem portuguesa, o YPlus. O pacote inclui 20 itens, como jogos, projeções 3D e painéis interativos com detecção de movimentos e/ou touch.
Segundo Marcos Alves, diretor de novos negócios e contas, a novidade é resultado de uma experiência global de projetos interativos customizados para brand experience. “Notamos que determinadas ações junto a marcas pediam soluções mais simples, que pudessem ser implementadas de maneira mais rápida. Ao longo dos últimos anos, criamos diversos produtos, mas nenhum deles temático. Com a proximidade do evento, muitos clientes nos solicitaram e resolvemos seguir nessa direção. As agências têm tido pedidos específicos e, apesar dos grandes patrocinadores já terem se programado, frequentemente surgem ações de última hora”, explica.
O executivo salienta que as peças oferecidas combinam tecnologia avançada a um preço mais acessível. “Os valores dependem do mobiliário, tipo e tempo de utilização. No geral, começam em R$ 20 mil e podem chegar a R$ 100 mil, de acordo com a complexidade do projeto.”
Como vantagem, os produtos têm o engajamento espontâneo. “Partimos do princípio de que o consumidor nunca é passivo. Essa imersão interativa gera mais participação. Para uma experiência mais real, a captação de movimento é a tecnologia mais eficiente. No caso de aplicações informativas, geralmente aplicamos o touch”, afirma Alves.
Embora ainda não possa revelar os clientes envolvidos com projetos da Futebol Experience no momento, o executivo adianta que a empresa fechou contrato com alguns dos patrocinadores da Copa. “Haverá ações em todas as praças onde serão realizados os jogos, todas interativas e customizadas.”
Em seu portfólio, a YDreams tem clientes como Bradesco, Brasil Kirin e Petrobras. Segundo Alves, boa parte dos principais feitos globais da companhia foi realizada no Brasil. “O mercado internacional já reconheceu a importância do país. E a percepção do mercado brasileiro sobre a relevância da tecnologia como estímulo à inovação vem aumentando.”
Otimista em relação ao ano, ele afirma que a empresa projeta crescimento de 30% em relação a 2013. Outras datas e eventos comemorativos estão no radar para o futuro próximo, como, por exemplo, o Carnaval. “É um acontecimento totalmente conectado aos nossos produtos, que podem ser aplicados em camarotes e carros alegóricos, entre outras possibilidades. Ainda há muito a ser explorado, no entanto”, finaliza.