Reprodução Bike é legal

A brasileira Yellow e a mexicana Grin, plataformas de bicicletas sem estação e patinetes elétricos, anunciaram planos para a fusão das companhias. O objetivo é criar a maior rede de soluções em micromobilidade da América Latina. A parceria dará origem à holding Grow Mobility Inc.

Juntas, as companhias contam atualmente com mais de 135 mil patinetes e bikes em sete países, já realizaram 2,7 milhões de viagens em apenas seis meses e contam com 1,1 mil funcionários. O plano de curto prazo é dobrar sua frota, além de expandir para outros pontos da América Latina nos próximos meses.

A Grow promete alavancar sua plataforma própria de pagamentos digitais e quer incorporar e expandir sua parceria com a Rappi, plataforma de entrega de alimentos e produtos, que atualmente opera em 27 cidades de sete países.

Reprodução/ Facebook Yellow

“Estamos empolgados em unir duas empresas latino-americanas de tecnologia, que compartilham a mesma visão de transformar não apenas o transporte, mas também melhorar os serviços de infraestrutura e impulsionar a atividade econômica em toda a nossa região”, disse Jonathan Lewy, cofundador da Grin e presidente do conselho da Grow.

“Estamos ansiosos para desenvolver as fortes relações de Grin e Yellow com as autoridades locais e outros agentes interessados em parcerias para criar um valor duradouro para nossa região”, disse Sergio Romo, cofundador da Grin e CEO Global da Grow.

Esta semana, a Prefeitura de São Paulo anunciou que pretende restringir a circulação de patinetes elétricos nas calçadas da capital. A ideia é que os modais fiquem restritos às ciclovias e ciclofaixas. A regulamentação está em fase de elaboração e o município estuda, também, a redução da velocidade nos espaços.  

Reprodução Grin

A circulação de patinetes é regulamentada por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que delimita em 20km/h a velocidade máxima em ciclovias e ciclofaixas, e 6 km/h nas calçadas.

Detalhes da operação

O empresário brasileiro/argentino, Ariel Lambrecht, atuará como diretor global de produtos, sendo responsável pelas principais funções de produto e engenharia, além de liderar as operações brasileiras ao lado de Marcelo Loureiro.

“Juntos, temos o talento, os recursos e a experiência local para promover soluções inteligentes de infraestrutura diária para usuários em toda a América Latina e promover o ecossistema de tecnologia da região de forma mais ampla”, aponta Ariel Lambrecht, cofundador da Yellow, diretor global de produtos da Grow Mobility Inc e um dos fundadores da 99.

O co-fundador da Yellow, Eduardo Musa, deixará a administração da companhia.

Concorrência

Segundo a Exame, a 99, controlada pela empresa chinesa Didi Chuxing, teria desistido, em janeiro, de lançar seus serviços de aluguel de bikes e patinetes no país. O negócio, de acordo com o portal, já tinha equipe formada e estratégia definida para alcançar a Yellow e a Grin. Procurada pelo PROPMARK, no entanto, a 99 não quis comentar sobre o tema.