Fundada na década de 1960, a Yoki traz pela primeira vez uma celebridade para uma de suas campanhas. No final do último ano, a marca lançou o conceito “Viva as Suas Raízes”, sua primeira comunicação institucional que tem como objetivo reforçar a presença em celebrações e tradições típicas dos brasileiros. O mote foi criado pela WMcCann para permear toda a estratégia de comunicação da marca.
Agora, para a Festa Junina de 2019 – uma das sazonalidades consideradas mais importantes pela empresa, a marca se une a Luan Santana para iniciativa que abre uma série de ações que serão desenvolvidas até o mês de julho.
Nesta quarta-feira, 1º de maio, o cantor realizará um show em um arraiá gratuito e aberto ao público em Jaraguari, no Mato Grosso do Sul. O local é a cidade natal dos pais de Luan e onde ele realizou a primeira apresentação de sua carreira. “Essa é a primeira vez que trazemos um rosto tão conhecido para estar associado à Yoki. Escolhemos o Luan pois apesar de sua trajetória de sucesso, sempre está rodeado por sua família, por seus amigos e gosta de celebrar os momentos marcantes com quem ama – ele vive as suas raízes. Além de trazer a contemporaneidade que a marca quer imprimir com seu novo posicionamento”, comenta Manuel Garabato, diretor de marketing Latam da General Mills.
“Falar de Jaraguari é tocar no que há de mais puro, intenso e real na minha vida. Quando chego naquela pequena cidade é que vejo o quanto é grande você ter uma base para se sustentar no mundo. Fico nostálgico em frente à casa da minha avó materna, porque foi naquela calçada que, com o violão que o meu pai me deu, toquei as primeiras modas… Mais que tocar em Jaraguari, a Yoki está me proporcionando tocar no meu passado, vai ser emocionante! Feliz daquele que alimenta o seu presente com um passado cheio de boas memórias”, afirma Luan Santana. O evento foi idealizado pela Ampfy, que atende a conta digital da companhia, e será posteriormente transformado em um videocase.
Já durante os meses da Festa Junina, os consumidores da marca poderão encontrar novas embalagens de paçoca tablete, um dos produtos ícone da comemoração popular, com frases divertidas em alusão à brincadeira do “Correio Elegante” e novo design. Também no ponto de venda, a Yoki irá replicar suas tradicionais “barracas”, que são divididas em quatro temas gastronômicos: pipoca, salgados, doces e inverno.
No digital, a empresa disponibiliza receitas e dicas de temas diversos (como decoração, roupas, brincadeiras e música) para a celebração. A Calculadora Junina, que determina automaticamente a quantidade de alimentos e bebidas que devem ser providenciados de acordo com o número de participantes de cada festa, também retorna no site da marca e via “Dona Dita”, um canal de comunicação com consumidores via chatbox no WhatsApp.
A WMcCann será responsável ainda pela produção de três peças para a TV e ações de mídia exterior e merchandising. A comunicação irá reforçar os produtos pipoca, canjica e paçoca, que deixam de ser apenas alimentos tradicionais para “mostrar o lado divertido, festeiro e doce” da vida. As peças trazem os alimentos em animações divertidas que destacam situações de Festa Junina com o propósito de transportar os consumidores para suas lembranças da data.
O processo que passa a ser realizado agora começou a ser idealizado há cerca de um ano, o que, segundo Garabato, é fundamental para promover experiências que de fato ampliem a conexão com o público final. “Além das ativações previstas, também definimos as nossas estruturas e elementos juninos nos pontos de venda – construídos de forma artesanal. E, é claro, focamos em oferecer produtos e lançamentos para levar aos brasileiros a melhor experiência com os alimentos que tanto amam. A Festa Junina é um dos momentos mais alegres e genuínos de conexão entre as pessoas. As comidas típicas, as danças e as fantasias permitem que todos realmente se reconectem às suas raízes e com aqueles que amam”.