Pretto, Christo e Louzada são os vencedores regionaisO diretor de arte da DM9Sul Fabrício Pretto é o vencedor da etapa Rio Grande do Sul do Young Lions 2014 e vai representar o estado na delegação brasileira do concurso, que participará do Cannes Lions. O julgamento, entre os 12 portfólios inscritos, foi realizado no último dia 22, na ESPM Sul, em Porto Alegre.

Em 2013, Pretto já havia ficado entre os finalistas do concurso. Apesar de jovem, ele já tem um Leão em Cannes e também ganhou o título de Diretor de Arte do Ano no Prêmio Colunistas. O júri do Rio Grande do Sul foi composto por Gregório Leal, da Morya; Marco Bezerra, da DM9Sul; Rodrigo Rocha, da JWT; Samir Arrage, da Bonaparte; e Tiago Russell, da GlobalComm. O patrocínio é da ESPM Sul.

“Com certeza ser um Young sempre foi algo que mirei na minha carreira. Acho que a propaganda tem esse poder de estar sempre nos testando e fico muito feliz ao ver que meu trabalho é reconhecido. Particularmente, vejo essa conquista também como uma vitória de toda a equipe da DM9Sul porque, sinceramente, são eles que me inspiram e me desafiam a crescer todos os dias. E isso com certeza é algo que não posso tomar apenas como uma conquista pessoal. Trabalho bom exige equipe. Que venha Cannes. Vai ser demais”, diz Pretto.

No Rio de Janeiro o vencedor é o redator Henrique Louzada, da Artplan. Com patrocínio também da ESPM, o júri do Rio de Janeiro foi formado pelos ex-youngs Bernardo Cople, Lincoln Lopes, Guilherme Figueira e Otto Pajunk. O julgamento aconteceu na sede da ESPM, no último dia 17. Foram analisados 10 portfólios inscritos na etapa Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o vencedor é o redator Fernando Christo, da JWT/Casa. Ele foi escolhido entre 28 portfólios inscritos. Os jurados do Paraná, todos ex- youngs, foram: Roberto Fernandez, da Ogilvy; Artur Lipori, Eduardo Tavares, da Master Roma Waiteman; Marcos Zanatti, da Fotiideias; Caro Rebello; Rafael Olvieira, da Modern; Fernando Pellizzaro, da David the Agency; e Leandro Pinheiro, da Lew’Lara. Os patrocinadores do Paraná são Artelux Produções, Lua Nova Áudio, Sindicato dos Publicitários do Paraná e Agência Casa.

“Ficamos muito felizes com a aceitação que nosso programa teve no Rio, Curitiba e Porto Alegre. Podemos dizer que o Young Lions já está consolidado nestas três praças. O apoio dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar o programa”, diz Emmanuel Publio Dias, coordenador nacional do Young Lions Brazil.

Os portfólios dos três eleitos nas regionais vão concorrer na etapa nacional para escolha das duplas que vão competir no Young Lions em Cannes. Este ano, serão oito categorias nacionais: ADCW, Cyber, Film, Media, Planning, Marketer, Design e Atendimento. “Ainda estamos conversando intensamente com possíveis patrocinadores para aumentar o número de vagas e completar os times que irão competir em Cannes”, conta Publio Dias. “Pelo que vimos no número de inscritos e na qualidade dos trabalhos enviados, este será um grande ano”, completa.