O desejo de ser um dos jovens publicitários a participar do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions foi realizado pelos 17 profissionais selecionados para compor a delegação do Young Lions Brazil 2018. O anúncio, que aconteceu nesta terça-feira (29), no espaço Sarau, em São Paulo, reuniu os participantes do projeto que é realizado pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, pela Editora Referência, que edita o jornal PROPMARK, e que há 20 anos conta com a coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias.
“Tivemos um recorde de 337 inscrições este ano. A grande repercussão é natural, pois o projeto possui 23 anos. Além do grande número de inscrições na área de criação, outras categorias como mídia, atendimento e anunciante ganharam uma maior visibilidade por conta do feedback dos ex-youngs. A tendência é que o projeto cresça cada vez mais”, afirma Publio Dias.
O projeto que acontece no Brasil desde 1995, e que permite a participação de jovens com até 30 anos, já revelou mais de 400 profissionais brasileiros, entre eles, Marcos Medeiros e André Kassu, CP+B, Arício Fortes, da DM9DDB, Marcelo Almeida – o Droopy – da Talent Marcel, Luiz Sanches e Ricardo Chester, da AlmapBBDO, e Fernando Campos, da Santa Clara.
“Atualmente há mais de 70 profissionais que foram Young Lions trabalhando em 11 países diferentes. O projeto alavanca a carreira destes jovens. Muitas pessoas que passaram pelo projeto ao longo destes anos, hoje são diretores de criação e ganham muitos prêmios”, revela Publio Dias.
Segundo Arício Fortes, vice-presidente de criação da DM9DDB e Young Lions da turma de 2006, a experiência do projeto faz a diferença na vida do jovem profissional. “O Young Lions é um selo de qualidade. Ele atesta o que há de melhor na geração daquele ano. Tive o prazer de vivenciar essa experiência e sei a diferença que o projeto traz para a carreira deste profissional. Vida longa ao Young e aos patrocinadores que tornam isso possível”, diz Fortes.
Ansiedade, nervosismo e alegria tomavam conta dos diversos jovens presentes. Todos queriam conhecer os sortudos selecionados para representar o Brasil durante o festival que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, na França.
Na categoria criação foram escolhidas quatro duplas: Andriws Vilela, da Africa, e Renato Barreto, da DM9DDB para Print; Pedro Savoi Gabbay, da Wieden + Kennedy, e Rafael Rosa, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para design; José Victor Acosta Baldin, da AlmapBBDO, e Guilhermo Sartori, da Sentimental Filmes para Film; Felipe Paiva, da Wieden + Kennedy, e Hélio Maffia, da Young & Rubicam para Digital. Os profissionais Frederico Teixeira, da Young & Rubicam, e Zé Luiz Schmitz, da Candy Shop, também formam a delegação de criativos que irão para Cannes.
Já em Atendimento, Laura Tieppo, da DM9DDB, e Luana Garcia Ferreira, da JWT, foram as candidatas selecionadas. Em Mídia, Caio Melo, da Wieden + Kennedy, e Juliana Magalhães Rocha, da JWT, foram os escolhidos. Gisele Bambace, da JWT, foi a selecionada na categoria Planejamento. Na categoria Anunciante, Flávia Morsoleto, da Johnson & Johnson, e João Lucas Teixeira Lima foram os escolhidos. A área de PR não terá representantes.
A edição deste ano conta com o patrocínio de: Aba (Associação Brasileira de Anunciantes), ESPM, Globo, Globosat, Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia, Grupo de Atendimento, Skol, Saigon Filmes, Raw audio e das agências: AlmapBBDO, Dentsu Aegis Network, DM9DDB, F.biz, JWT e Publicis Brasil.