Foram conhecidos na noite desta terça-feira (8), em São Paulo, os profissionais que representarão o Brasil no Young Lions 2010, programa do Festival de Cannes que leva jovens talentos para participar do maior evento da publicidade mundial.
Foram selecionados 17 entre os mais de 200 inscritos. Dentre eles, seis competirão por prêmios durante o festival: Ulisses Ferreira Razaboni, diretor de arte da DM9DDB, e Myla Verzola, redatora da Borghierh/Lowe, concorrem na categoria Print; Carolina Markowicz, redatora da Y&R, e Thiago Henrique Alves Espeche, redator da W/McCann, formam a dupla de Film; e Daniel Xavier, redator da Wunderman, e Nathalia Resende, diretora de arte da AlmapBBDO, disputarão na categoria Cyber.
Acompanham o time como delegados, selecionados entre redatores e diretores de arte: Bruno Salgueiro, diretor de arte da DM9DDB; Fábio Ozório Lopes da Rosa, redator da AlmapBBDO; Fernando Maxclioff Calvache, redator da NBS; Luter Martins Vaz Filho, diretor de arte da Santa Clara; e Pedro José Zuccoli, diretor de arte da AlmapBBDO. Dois profissionais embarcam para Cannes entre os selecionados de planejamento: José Lucas de Paula (JWT) e Tiago Lara (Leo Burnett). Em mídia, garantiu uma vaga Rafaela Queiroz, da F/Nazca S&S.
Também foram escolhidos jovens talentos em seletivas regionais. Integram o grupo brasileiro Sergio Takarata (JWT Curitiba), pela Regional Curitiba; Arthur Pires (NBS), pela Regional Rio de Janeiro; e Rodrigo Alves Pereira (Boca Comunicação), pela Regional Porto Alegre.
Outra novidade foi o projeto liderado pela Cemusa, que propôs aos ex-youngs brasileiros que criassem uma solução de comunicação para o Viva Rio, premiando o autor do melhor trabalho com uma viagem de volta à Cannes como delegado. O vencedor foi Marcio Fritzen, redator da DM9DDB que participou do programa em 2008.
Segundo Emmanuel Publio Dias, organizador do Young Lions Brasil, esta foi uma das mais difíceis seleções dos últimos anos, especialmente pela qualidade apresentada pelos candidatos. “O júri teve muito trabalho para entrar em consenso. É algo extremamente positivo, pois sabemos que estamos enviando ótimos profissionais para o festival, mas por outro lados temos a certeza de que muita gente que merecia participar vai ficar aqui”, lamenta, esperando, cada vez mais, aumentar o número de participantes.
Dias também destacou a parceria com a Editora Referência, que apoia o projeto desde sua primeira edição, convidando Alceu Gandini, superintendente comercial da editora, a subir ao palco. “Quero agradecer ao Estadão e a todos os patrocinadores, apoiadores e colaboradores que tornaram possíveis mais esta edição do Young Lions. Também gostaria de cumprimentar a todos os jovens participantes e finalistas, desejando aos vencedores desta noite uma boa viagem e um ótimo aproveitamento do festival”, discursou o executivo.
O Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que chega em 2010 a sua 57ª edição, acontece de 20 a 26 de junho.
por Karan Novas