O programa Young Lions Brazil Creativity Program, realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo – representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions -, que conta com a organização do PROPMARK e coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias, anuncia novidades para a competição, que celebra 25 anos em 2020.
“Nosso balanço é positivo. O principal objetivo do programa, que foi revelar uma nova geração de profissionais, foi alcançado. Em todos estes anos, o Young Lions virou uma distinção de qualidade. O jovem lutava para ser Young, pois ele sabia que, além de participar do Cannes Lions, seria revelado para o mercado como um profissional promissor”, diz Publio Dias.
Nomes como Marcos Medeiros e André Kassu, da Crispin Porter + Bogusky Brasil; Andrea Siqueira, da BETC/Havas; Marcelo Almeida – o Droopy -, da Talent Marcel; Luiz Sanches e Ricardo Chester, da AlmapBBDO; além de Fernando Campos, da Santa Clara, são alguns exemplos de profissionais que tiveram a carreira alavancada depois de terem sido selecionados para participar do Young Lions. “Há dezenas de diretores de criação, CCO e CEOs nas agências do mercado. Sem contar que temos youngs trabalhando em cerca de 11 países em funções muito bacanas”, comenta Publio Dias.
De olho nas transformações da indústria de comunicação, o programa vem nos últimos anos adotando algumas mudanças, mas, agora, deseja expandir seus horizontes. Segundo Publio Dias, a palavra de ordem é inclusão. “Todo o mercado começou a fazer demandas específicas sobre inclusão, diversidade de gênero e uma maior amplitude de alcance. Com isso, abrimos as inscrições para todos os profissionais que trabalham com criatividade. Isso inclui desde produtores culturais, de conteúdo, jornalistas, diretores de cinema, enfim, vamos trabalhar para ser mais inclusivo em todas as esferas”, diz.
O processo seletivo também sofre alteração. Antes, o profissional apresentava o seu portfólio que era julgado por um time de especialistas. Agora, os interessados serão avaliados pela resposta que darão a um briefing. Uma espécie de “pitch”, que as agências realizam quando estão concorrendo a uma conta.
“O processo anterior, por meio do portfólio, era questionado por concentrar as chances dos selecionados em poucas e grande agências do mercado. Mesmo com este novo método, a seleção será feita às cegas. A inscrição e a entrega dos briefings serão todas feitas online e os jurados não terão acesso ao nome dos candidatos. A solução para o case é que será julgada”, reforça Publio Dias.
A diversidade também será um ponto importante. O programa quer incentivar a inscrição e a participação de mais mulheres. “Em 2019, promovemos eventos e workshops para incentivar e apoiar as inscrições de mais mulheres. Conseguimos levar nove mulheres dos 18 participantes. Nosso objetivo é que as inscrições de homens e mulheres sejam paritárias. Todos os júris presenciais serão equânimes em gêneros”, ressalta Publio Dias.
Para comunicar as mudanças e fazer com que a mensagem chegue aos profissionais que trabalham com criatividade, o Young Lions Brazil Creativity Program contará com o apoio da Accenture, que será a responsável pelas campanhas de 2020.