“Não é um projeto de competição e, sim, um projeto de revelação de talentos”. A declaração do coordenador do Young Lions Brazil, Emmanuel Publio Dias, acalmou um pouco a ansiedade dos jovens brasileiros que irão representar o país no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deste ano. “É claro que quando há competição todos querem ganhar, mas o objetivo do programa é apontar os novos talentos para a comunidade”, conclui.
O encontro que aconteceu nesta segunda-feira (12) na sede ESPM, em São Paulo, e que é realizado todos os anos durante um café da manhã, reuniu alguns dos youngs, patrocinadores e docentes da instituição para as últimas instruções. “É importante termos um mercado com jovens sempre se renovando e se atualizando. Este país precisa de mais pessoas com uma visão global”, revela Luiz Fernando Garcia, diretor geral de graduação SP da ESPM.
Entre os 14 jovens selecionados, 10 irão participar do Young Lions Competition nas categorias Cyber, Film, Media, Print e Marketers. Nesta última categoria, a dupla Kimberly Farrell, gerente de marketing e marca do Google Brasil e Deborah Teixeira, analista de marketing da Johnson & Johnson, revelaram suas expectativas para o evento. “Estou super empolgada. Vai ser muito bom representar o Brasil e a Johnson & Johnson. É uma oportunidade incrível e espero trazer o Leão para casa”, afirma Deborah.
Já Kimberly, foi buscar orientações e dicas com quem já viveu essa experiência. “Conversei com o Thiago Stelle Teixeira, que competiu na minha categoria no ano passado, e ele mostrou o case dele, explicou como é o briefing e, também, contou um pouco de como é a semana por lá. Acho que vai ser bem legal”, completa.
Na categoria Cyber, Andrea Souza, diretora de arte da AKQA, e que fará dupla com o redator Caio Muratore, também da agência, revela que o nervosismo é normal. “A gente não faz ideia como vai ser. Estamos ansiosos. Vamos focar em ideias simples e boas. A pressão é grande, mas acredito que vai ser bem legal”, finaliza.
Para Luiz Paccillo, redator da CP+B, e que fará dupla com Eduardo Lubiazi, da The Youth, a pressão já toma conta da viagem. “Já sinto um pouco da pressão, mas sou ansioso e acredito que seria assim de qualquer jeito. (risos) Estou com grandes expectativas e vai dar tudo certo”, afirma.
Mas além da competição, os jovens também estão de olho na programação do Festival para tentar absorver a maior quantidade de conteúdo possível. “Quero muito ver o seminário da agência Droga Five, acredito que vai ser bem legal”, revela Lara Roncatti, diretora de arte da F/Nazca S&S, e que irá concorrer na categoria Print com Rafael Melo, da Wieden+Kennedy.
“Selecionei umas cinco palestras que gostaria de ver, entre elas, a do Steven Gerrard, capitão do Liverpool FC. Quero entender porque um profissional do futebol está em um evento de publicidade”, questiona Douglas Silveira, planejador de mídia da Wieden+Kennedy e que fará dupla com Sofia Raucci, da Africa, na categoria Media.
O Young Lions Brazil, que chega a sua 23 edição, é realizado pelo Estadão, com apoio da Editora Referência, que publica o PROPMARK, e coordenado por Emmanuel Publio Dias, além de possuir patrocínio de agências de publicidade, fornecedores do mercado e associações.