Há menos de uma semana do início do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, os 19 jovens brasileiros selecionados pelo programa Young Lions para representar o país se reuniram na sede da ESPM para receber as últimas instruções em um café da manhã.
Dos 19 participantes, 12 concorrerão a Leões no Young Lions Competition. Entre eles está a dupla de Film Carolina Velloso, da Wieden + Kennedy, e Fabio Santoro, da Lew’Lara TBWA. Motivados pela maior atenção e respeito que os filmes brasileiros devem ter após a inédita conquista de um Grand Prix na área, no ano passado, os criativos pretendem estar concentrados em criar uma ideia forte. “Como serão apenas dois dias para criar e executar, precisamos ter uma ideia muito clara e bem montada”, diz Santoro. “Justamente pelo pouco tempo que teremos, é importante que a ideia seja forte, pois também tem o fato de que somos diretor de arte e redatora, e não diretores de vídeo”, complementa Carolina.
Além de Film, o país terá youngs em Print, Cyber, Design, Marketer e Media. Nesta última área, os concorrentes brasileiros são Renata Bordin, da AlmapBBDO, e Vinicius Tieppo, da Wieden + Kennedy. A dupla acredita que o modelo em que trabalham no Brasil, com o departamento de mídia na mesma agência onde acontece as demais fases das campanhas, pode ajudar a criar o melhor case. “Ao contrário do que acontece lá fora, onde se vê bureaus de mídia e agências de criação que trabalham separados, aqui a gente lida com tudo o tempo o tempo todo – desde o planejamento até a criação”, explica Renata. Isso pode mais ajudar do que prejudicar. Inclusive, observei que nos anteriores os cases vencedores são mais voltados ao negócio do que propriamente um trabalho de mídia. Por isso, a maneira como já trabalhamos pode nos favorecer”, acrescenta Tieppo.
Na última edição, foram dois bronzes. Um para a dupla da categoria Cyber, Marcio Bento e Nayara Rocha Lima, e outro para a dupla de design, Fabiano Higashi e Gabriel Guedelha.
Este é o 22 ano do Young Lions Brasil. No Brasil, o concurso que seleciona os jovens profissionais é realizado pelo Estadão, com apoio da Editora Referência, que publica o PROPMARK, e coordenado pelo executivo da ESPM Emmanuel Publio Dias, além de possuir patrocínio de agências de publicidade, fornecedores do mercado e associações.
Antes de desejar boa sorte aos participantes deste ano, Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência e organizador do Young Lions Brasil, comemorou o número de jovens brasileiros que terão a oportunidade de evoluir a partir da experiência em Cannes. “Por incrível que pareça, mesmo com a crise que afeta o mercado de comunicação e marketing, conseguimos selecionar 19 youngs, um número expressivo que mantém a média dos anos.
Veja os nomes dos 19 selecionados do Young Lions Brasil 2016, que recebeu 248 inscrições e contou com três escolhas regionais (Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul), além de São Paulo:
André Petrini |
Regional – Curitiba |
Bruno Pereira |
AD/CW |
Bruno Leite |
Regional – Curitiba |
Bruno Zampoli |
Cyber Competition |
Caroline Dienstmann |
Regional – RS |
Caroline Pintarelli |
Atendimento |
Fabio Santoro |
Film Competition |
Fernando Marar |
AD/CW |
Guilherme Altreider |
regional – RS |
Carol Velloso |
Film Competition |
Pedro Henrique Galdi |
Print Competition |
Rafael Prieto |
Planejamento |
Raphael Valenti |
Cyber Competition |
Renata Bordin |
Media Competition |
Rodrigo de Castro e Silva |
Print Competition |
Thiago Stelle Teixeira |
Marketer |
Vinícius Siepierski |
Regional – RJ |
Vinicius Tieppo |
Media Competition |
Vitor Amos |
Planejamento |