As cinco regionais do programa Young Lions Brazil, que seleciona os melhores portfólios dos jovens profissionais para ir ao Cannes Lions, já têm seus vencedores. O ganhador da etapa gaúcha de 2012, que irá representar o Rio Grande do Sul no Young Lions Brazil durante o 59º Festival Internacional de Criatividade de Cannes, é Guilherme Grossi, redator da DM9Sul. Com uma vaga para o Estado em função do patrocínio da ESPM Sul, o criativo foi selecionado entre 14 candidatos. “O Young é um daqueles prêmios que a gente sente orgulho de ganhar a vida inteira. Conheço a maioria da galera que participou e sabia que ia ser bem difícil”, conta Grossi.
O Paraná tem duas vagas graças ao patrocínio de um pool de empresas: Heads, Jamute Áudio, jorgebacellar.com, JWT, Lua Nova, Master, Tatanka Films, Paranoid e Ziviani Fotografias. Entre 19 candidatos, os escolhidos foram os redatores Artur Dias Lipori e Fernando C. Pellizzaro.
Para Artur, vencer a etapa Paraná, depois de seis anos consecutivos tentando, foi um “alívio”. “Há duas vagas no Young Lions PR. Ano passado eu fiquei em 3º, ou seja, teoricamente, eu era o 1º deste ano. Isso parece ser legal, mas não é tão bom assim. Parece que você tem a obrigação de vencer. Me senti muito pressionado”.
No Rio de Janeiro, entre 17 inscritos, o escolhido foi Otto Pajunk. O patrocínio é da ESPM. “Fiquei muito feliz com essa vitória. Era minha meta pessoal ano passado. Agora, já posso dar passos maiores”, diz Otto.
Em Brasília, que realizou o concurso pela primeira vez, o escolhido foi o redator Erick Veiga Moneró. Ele venceu entre 20 inscritos. O patrocínio local é da Monumenta. Em Minas Gerais, que também vai mandar seu primeiro representante, o ganhador foi o diretor de arte Francis Alan França Silva, que venceu de 19 concorrentes. Os patrocinadores são New 360, Brokolis do Brasil e Fumec.
Para Emmanuel Publio Dias, coordenador do Young Lions, as regionais cumprem o conceito do projeto que é levar excelência para toda a indústria da comunicação do Brasil. “A grande surpresa deste ano foi o desempenho dos júris regionais mostrando uma nova fase do Young Lions, agora em busca de uma atuação nacional”, conta Emmanuel.
Os vencedores das regionais foram escolhidos por júris locais. Eles concorrem ainda na etapa nacional, que vai escolher as duplas que vão representar o Brasil no Festival de Cannes.
O júri nacional acontece nesta segunda-feira (2), na ESPM, em São Paulo. O short list conta com 50 jovens criativos que já foram pré-selecionados. A revelação dos vencedores será feita na festa de premiação com data a definir. A etapa nacional tem seis cotas confirmadas: da Abap, AlmapBBDO, DM9DDB, ESPM, UOL e Ogilvy.