O YouTube, site de vídeos do Google, resolveu mostrar os números do Youtube Insights 2018 de uma maneira diferente. A plataforma chamou um grupo de convidados para mostrar dados da pesquisa realizada pela Provokers e divulgada em setembro deste ano por meio de instalações sensoriais.
Feito num galpão na Barra Funda, o evento trouxe ativações que aguçaram os sentidos dos visitantes e foram baseadas em quatro grandes motivações humanas: identidade; entretenimento; conhecimento e conexão.
Identidade
Na primeira, os convidados se viam alinhados lado a lado, enquanto olhavam numa espécie de espelho digital que, vez ou outra, mostrava as outras pessoas na sala. Tudo isso enquanto ouviam, com fones de ouvido, depoimentos que avalizavam dados como o fato de que 41% das pessoas que buscam vídeos de identidade desejam se sentir inspiradas e mais confiantes. Vozes como da Youtuber Gabi Oliveira foram ouvidas.
Entretenimento
Já no setor de entretenimento, os convidados se viram numa sala cujo objetivo, conforme painel luminoso da entrada anunciava, era “distrair a cabeça”. A sala era formada por telas em todo o seu interior e exibia imagens que deixariam qualquer hippie dos anos 60 animado. Alguns presentes reclamaram do calor, mas a experiência foi satisfatória.
Um dado interessante da pesquisa envolvendo o entretenimento diz que mais de um bilhão de fãs de música vão para o YouTube todos os meses para fazer parte da comunidade musical e descobrir novos hits, como “This is America”, de Childish Gambino.
Conhecimento
Depois de identidade e entretenimento, foi a vez da instalação do conhecimento, onde os visitantes viam (e ouviam) depoimentos e imagens de pessoas que utilizaram o Youtube para aprender algo. Não necessariamente um conhecimento científico ou ligado à educação, mas também do conhecimento de si mesmo.
Vale lembrar que no Brasil, nove em cada 10 consumidores de YouTube usam os vídeos para aprender algo novo. Iniciativas como o próprio YouTube EDU demonstram o poder do conhecimento na rede de vídeos.
Conexão
A instalação que falava sobre conexão trazia uma DJ e um happy hour para os convidados. Além disso, o Youtube também destaca no site do Youtube Insights o projeto Creators for Change, que trouxe criadores como Murilo Araújo, do canal Muro Pequeno, para falar de temas que vêm unindo as pessoas em rodas de discussão.