O Youtube divulgou esta semana o lançamento dos anúncios em áudio na plataforma.
“Trata-se do nosso primeiro formato de anúncio criado para conectar sua marca ao público que usa a plataforma, seja como fundo musical ou para a escuta mais participativa. Os anúncios em áudio, atualmente em fase beta, ajudam você a ampliar a narrativa da sua marca e incluir mais momentos relevantes, tanto para usuários que estejam assistindo ativamente o YouTube ou usando-o como pano de fundo para atividades diárias”, diz a empresa em comunicado.
Segundo a plataforma, mais de 50% dos usuários logados que consomem conteúdo musical passam mais de dez minutos nessa atividade.
“Usando os lineups musicais dinâmicos, você pode alcançar usuários com os mais variados gostos musicais, de forma simples e fácil. Com os anúncios em áudio, você atinge gente que está ouvindo um conteúdo que adora, por meio de uma peça criativa em formato de áudio, elaborada especialmente para aquele tipo de experiência de escuta. Os lineups de música e os anúncios em áudio possibilitam a sua presença, em grande escala, nos momentos em que seus clientes estiverem assistindo a vídeos de músicas que amam e também quando estiverem ouvindo conteúdo que não encontram em nenhum outro lugar”, argumenta a plataforma.
Os anúncios em áudio se caracterizam por peças criativas em que a trilha sonora desempenha o papel principal na transmissão da mensagem. O componente visual costuma ser uma imagem estática ou uma animação simples.
“Nos meses de teste alfa, observamos que mais de 75% das campanhas de anúncios em áudio no YouTube avaliadas geraram aumento significativo de conhecimento da marca”, revela a aempresa.
Como exemplo, a companhia menciona a campanha da Shutterfly. A marca usou anúncios em áudio para influenciar a consideração de compra entre possíveis compradores, gerando um aumento de 14% na lembrança do anúncio e de 2% na favorabilidade do seu público-alvo no YouTube e no YouTube Music.
A orientação do Youtube é que: quando for preparar sua campanha de anúncios em áudio, lembre que o áudio deve ser o centro das atenções. Pense: fechando os olhos, devo continuar compreendendo claramente do que trata o anúncio. “Seja claro e específico na mensagem e escolha uma voz agradável e autêntica para transmiti-la. Se estiver em dúvida sobre qual conteúdo criativo usar, faça um teste gratuito, com resultados rápidos, no Video experiments“, ensina a plataforma.
Os anúncios em áudio estão disponíveis na versão beta por leilão no Google Ads e no Display & Video 360 em CPM, com as mesmas opções de segmentação de público, estratégias de lance e recursos de medição do brand lift das campanhas de vídeo.
“Ao somar os anúncios em áudio à publicidade em vídeo, você pode alcançar mais pessoas que estejam consumindo conteúdos de que gostam, com o formato de anúncio mais adequado para cada experiência individual no YouTube”, orienta o site do Google.