Depois de investir em mídia off-line para divulgar seus canais de conteúdo profissional, o YouTube lança a nova fase de sua campanha com Porta dos Fundos, Manual do Mundo e Camila Coelho. Agora, o foco é em ações experimentais ao vivo e fazendo uso da tecnologia, unindo o mundo digital ao físico.
As criação e produção das ações passou pelo trabalho de creative technologists, cargo do Google responsável justamente por amplificar a inovação criativa também para o meio de divulgação. “O creative technologist, que desenvolve formas inovadoras de aplicar novas tecnologias aos projetos. Como parte da campanha de divulgação de alguns dos principais canais do YouTube, estamos lançando uma série de ações inovadoras usando tecnologia para Camila Coelho, Manual do Mundo e Porta dos Fundos”, afirma Maia Mau, gerente de marketing da plataforma de vídeos.
Desdobrando a campanha criada pela F/Nazca S&S, Cubo e Mutato, também trabalharam as agências Pixellabs e Iceland. “O YouTube trabalha com as agências e marcas para desenvolver campanhas inovadoras. Por isso, faz sentido que nós inovemos não apenas no desenvolvimento de produtos, mas também nas nossas campanhas publicitárias”.
O transporte público parece ser palco produtivo para a plataforma de vídeos: agora, a Linha 4 Amarela do Metrô terá totens com NFC (Near Field Communication) para a sincronização com celulares. Ao pegar uma das tags destacáveis com NFC de um painel do metrô, o público terá acesso a a novos conteúdos em tempo real.
A interação entre smartphones e locais de transporte segue na ação da Porta dos Fundos, a #SelfieDoPorta. Conectando o celular via wi-fi a um totem em pontos de ônibus selecionados, o público poderá tirar e compartilhar fotos com os personagens mais famosos do canal.
Ações dos dois outros canais também unem o digital ao físico, mas serão mais restritas e acontecerão na sede do Google em São Paulo. Para Camila Coelho foi criada a MakeUp Machine, máquina que identifica as características visuais das pessoas como a tonalidade de pele e cor dos olhos, e entrega tutoriais específicos e kits de maquiagem personalizados para cada pessoa em uma experiência interativa.
Já o Manual do Mundo terá uma maleta criada pelo astro do canal Iberê Tenório, com elementos, ingredientes e acessórios relacionados ao conteúdo de cada novo episódio. Essa maleta também será aberta apenas na estreia de cada filme.