“YouTube é a plataforma que os brasileiros mais sentiriam falta se ela deixassem existir”. A afirmação é um dos dados divulgados na abertura do YouTube Brandcast, maior evento da empresa no Brasil e que apresenta seus principais resultados comerciais e as novidades para o futuro.
Dessa vez o start foi em clima de bastidores com Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, repassando seu texto com Yuri Marçal. “Você sabia que nesse último ano ultrapassamos a marca de 113 milhões de brasileiros que se conectam através do YouTube? E que também 74% dos brasileiros que utilizam o YouTube dizem que isso ajuda na hora da compra de um produto? Vai ficar melhor ainda quando a gente tiver o botão pra comprar direto da plataforma. Isso ainda tá em beta, mas daqui a pouco estará disponível pra todo mundo”, disse Coelho.
A R/GA foi a responsável pela criação do conceito criativo, produção e pós-produção. A parceria acontece pelo sétimo ano seguido.
A edição de 2021 teve apresentação de Vitor diCastro, do canal Deboche Astral, e Amanda Mendes, do canal Tô de Crespa. Ao longo do evento, a empresa apresentou dados de pesquisa de pesquisa “Why Video 2021”, encomendada à Talk Shoppe pelo Google, pacotes comerciais, cases de campanhas publicitárias, além de exemplos de como 2020 foi marcado por mudanças no consumo de vídeos online.
Também foram destacadas pontos como o YouTube Shorts, plataforma de vídeos curtos que iniciou em julho, e o Black Voices Fund, fundo de investimento para criadores negros que já contemplou Ana Paula Xongani, Spartakus, Nátaly Neri e 10ocupados e foi renovado para 2022.
O evento ainda teve a participação do head de Cultura e Tendências do YouTube, Kevin Alocca, abordando tendências e curiosidades da plataforma; Luiza Trajano e Astrid Fontenelle, debatendo sobre a motivação por trabalhar com conteúdos do YouTube; e shows de Péricles, Urias e Luísa Sonza.
Outros dados apontam que em 2020 os anúncios em vídeo no YouTube ajudaram as empresas a registrarem cerca de 1,4 bilhão de conversões no mundo. “Durante a pandemia mudou bastante a quantidade de pessoas que assistem YouTube na televisão. Hoje são mais de 60 milhões de pessoas assistindo na televisão”, comentou Coelho na abertura.
Realizada em julho com 2 mil entrevistados de 18 a 65 anos no Brasil, a pesquisa Why Video 2021 mostra que 75% dos entrevistados declararam que recorrem à plataforma de vídeos para decidir quais produtos comprar e 63% afirmaram que anúncios e conteúdos patrocinados em vídeo os torna mais propensos a consumir determinados produtos.
Entre as novidades estão pacotes comerciais, entre eles o Paulistão 2022, que será transmitido pelo YouTube pela primeira vez e abre a possibilidade com criadores da plataforma e em formato interativo. Há ainda pacotes de eventos como o Dia do Solteiro (11 de novembro) e para a Black Friday.
Conexão com o brasileiro
A pesquisa revelou ainda que no país, 91% dos espectadores disseram que o YouTube os ajuda a aprender algo novo, com um conteúdo de alta qualidade (83%) e que não conseguem encontrar em outro lugar (74%). “O YouTube é a plataforma que as pessoas acessam para aprender e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, quando muitos EduTubers se destacaram e ajudaram estudantes a manter sua rotina de aprendizado”, afirma Coelho.
Dados internos da plataforma mostram que, dois mil canais nacionais já ultrapassaram a marca de mais de 1 milhão de inscritos — um aumento de 30% em relação a 2020. Já dados internos do Google apontam que em 2020 anúncios em vídeos no YouTube ajudaram os anunciantes a registrarem cerca de 1,4 bilhão de conversões no mundo.
Mais conteúdo
Já na produção de conteúdo, o YouTube divulgou as apostas da frente de originais e inéditas da plataforma. Faz parte títulos como a série documental “Abre Alas”, live e série especiais do YouTube Black, além de novidades do primeiro reality show do Porta dos Fundos, o “Futuro Ex-Porta”.
A atração estreia dia 30 com os dois primeiros episódios. Foram mais de sete mil inscritos na competição que vai selecionar o novo integrante do time. A produção de oito episódios tem patrocínio do Magazine Luiza e conta com nomes como Fábio Porchat, Thati Lopes, Gregório Duvivier, Evelyn Castro, Antônio Tabet, Noemia Oliveira e João Vicente de Castro. O reality vai ao ar semanalmente, no canal do Porta dos Fundos no YouTube.
Pela primeira vez no país, a live do #YouTubeBlack, em comemoração ao dia da Consciência Negra, será oferecida pelo YouTube Originals. A ação inicia uma série de episódios originais sobre criadores negros. A partir da semana seguinte, os vídeos serão lançados nos canais 10ocupados, UmBipolar, Papo de Preta, Ramana Borba , Jacy Carvalho e Dois por cento TV.
Já em dezembro vai ao ar o especial “Abre Alas” no canal da cantora Agnes Nunes. O conteúdo é uma homenagem da jovem cantora às mulheres pretas que abriram caminho no mercado musical e no país para outras artistas negras. Na série original produzida pela Conspiração e pela Hysteria, ela convida Sandra de Sá, Preta Gil, Liniker, Tássia Reis e Margareth Menezes para compartilhar histórias, experiências e fazer música.
Outros dois YouTube Originals brasileiros, que já haviam sido lançados em 2021, também têm novidades: a segunda temporada de Whindersson – Próxima Parada, que acompanhou o humorista em uma aventura com amigos em um motorhome, e Crescendo com a Galinha Pintadinha, a primeira animação original feita em parceria com a plataforma de vídeos no Brasil, que teve uma estreia global, com o conteúdo disponibilizado em português, inglês e espanhol.
Margie Moreno, diretora do YouTube Originals para América Latina, afirma que o Brasil é um dos cinco principais países em que o YouTube está presente, quando o assunto é consumo de conteúdo. “São mais de 100 milhões de usuários brasileiros acompanhando seus artistas e criadores favoritos todo mês na plataforma. Para nós é um prazer investir em conteúdo nacional, já que o Brasil tem uma cultura tão rica e o entretenimento é tão valorizado localmente.”
FICHA TÉCNICA
Título: YouTube Brandcast 2021
Cliente: YouTube
Produto: YouTube
Agência: R/GA São Paulo
SVP, Managing Director: Fabiano Coura
VP, Executive New Business Development Director: Marcio Oliveira
VP, Executive Creative Director: Mauro Ramalho
Diretoras de Criação Geral: Marina Erthal e Luciana Lins
Diretores de Criação Associados: Joana Mendes e Pedro Reis
Criação: Vitor Lessa, Vitor Zillo, Matheus Valery, Gabriel Damasceno, Lucas Dias, Lucas Ferraz, Pedro Mesquita, Pedro Rosadas, Nathalia Ehl e Wander Tosta
Atendimento: Isabel Julianelli, Rafael Morandini e Gabriel Mendonça
Diretor de Produção: Flaviz Guerra
Produção: Letícia Fiaschi e Priscilla Lima
VP, Executive Strategy Director: Giacomo Groff
Executive Strategy Director: Karina Corchs
Estratégia e Conteúdo: Anna Galisi e Laura Aires
Content Studio: Viviane Guedes, Leonardo de Jesus, Bruno Souza, Rodrigo Santos, Thieny Prates e Ana Monte
Motion Design, edição e pesquisa de imagens: Francisco Beraldo, Alice Aguiar, Gustavo Tadini, Lui Nogueira, Raphael Portella, Rafael Pacheco, Alexandre Barreto, Vitor Araujo, Caio Martins, Leticia Angelo e Marcelo Mayer
Clientes: Susana Ayarza, Marcella Campos, Rodrigo Alarcon, Victor Majer e Sheila Pereira
Produtora: Dia Estúdio
Diretor: João Monteiro
Direção Criativa: Audrey Nobrega e João Monteiro
Assistente de Direção: Beatriz Salati
Diretor Executivo: Rafael Dias
Produtor Executivo: Rodrigo Antonio Martins
Diretor de Fotografia: Rafa Giacondino
Diretora de Produção Filme: Belle Acioli
Diretor de Arte: Annik Maas
Montagem: Fernando “Magnata”
Produtora de som: Zamunda Studio
Locução: Luciana Lins