O YouTube está lançando seu primeiro brandchannel autoral dentro da própria plataforma. Agora, além de ganhar dinheiro com os anúncios em vídeos postados por terceiros, o portal audiovisual do Google também monetizará seu próprio conteúdo, com canais proprietários e de parceiros.

O pontapé inicial para o modelo de negócio foi dado no último ano, mas esta quarta-feira (10) foi o dia escolhido para o lançamento de nada menos que 60 canais de conteúdo, voltados para os mercados de Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos. Entre eles estão um canal da BBC com conteúdo jornalístico e um de Jamie Oliver com receitas e outras dicas, além de opções temáticas sobre música, esportes, saúde, bem-estar e entretenimento.

O conteúdo desses brandchannels serão produzidos em parceria com empresas, celebridades e outros produtores de conteúdo, tanto de entretenimento quanto informativo. Anna Bateson, diretora de marketing do YouTube para a região, afirmou recentemente que a produção via canais próprios é uma “alternativa válida para que os produtores de conteúdo não precisem procurar um estúdio ou uma emissora de televisão. A realidade é que não existe dinheiro suficiente no sistema para se construir modelos sustentáveis para criadores de conteúdo”.

O YouTube terá controle editorial sobre os 60 canais recém-lançados e a iniciativa, segundo Bateson, irá culminar em “um investimento maior por parte dos anunciantes e trazer mais verba para a plataforma”.

*com informações do Brand Republic