Divulgação

Uma coleção de dados, insights, ideias e inspirações sobre quatro categorias – music, gaming, beauty&fashion e cooking – para auxiliar quem trabalha com construção de marca, especialmente em vídeo. Em resumo, este é o YouTube Insights, uma publicação lançada pelo Google, na semana passada, como resultado de pesquisas e análises feitas pela consultoria inglesa de inteligência e inovação Contagious, pela agência de pesquisa de mercado Reds e com dados internos da plataforma.

Disponibilizada em versão impressa limitada, a publicação, que tem assinatura da agência R/GA, conta também com uma versão online. No material, estão reunidas as quatro categorias, ali denominadas, cada uma delas, de coleção. Em cada, um compilado de artigos referentes aos temas reflete o que atrai o público em cada área de interesse, auxiliando, assim, na criação de conteúdos relevantes.

Para Susana Ayarza, diretora de marketing no Google Brasil, o mercado demonstra uma grande ansiedade de conhecer e entender as transformações no comportamento do consumidor. “Essas mudanças têm ocorrido no YouTube e por causa dele. Nós acreditamos que esses insights podem ajudar muito quem quer evoluir seus briefings e suas campanhas”, diz a executiva.

“É no YouTube que as pessoas se relacionam profundamente com o conteúdo que se identificam, que têm afinidade. E na plataforma, em vez de serem nichos, cada afinidade é gigantesca”, acrescenta.
Lançada na semana passada durante evento para o mercado, a primeira edição do YouTube Insights foca nesses quatro temas por se tratarem de grandes categorias dentro do Google Preferred, um produto da empresa que permite às marcas garantir a presença do seu anúncio de vídeo entre os top 5% canais do YouTube, baseado tanto em popularidade como em engajamento.

“Um dos nossos focos foi derrubar mitos e estereótipos. Por exemplo, todo mundo acha que games são coisas de menino e de adolescente. Mas, no YouTube, entre os consumidores de games, 62% têm entre 18 e 34 anos, 22% têm entre 35 e 54, e um a cada quatro é mulher. São dados surpreendentes”, explica Susana sobre o critério da publicação.

A publicação reúne ainda informações mais completas sobre quem são os YouTubers que têm mais destaque em cada uma dessas categorias.