Reprodução

A indústria cinematográfica sempre teve influência sobre diversos aspectos da música, moda e comportamento. Mas agora, produções também estão servindo de inspiração para “desafios” responsáveis por acidentes em todo o mundo.

O grande sucesso de Bird Box, longa original da Netflix lançado na plataforma de streaming no final do ano passado, deu origem ao “Bird Box Challenge”. A corrente viral conta com a interação de milhares de usuários realizando atividades cotidianas enquanto estão vendados, assim como as personagens do filme.

No entanto, o “jogo” chegou ao limite e alguns episódios viraram casos de polícia. Pessoas dirigiram, andaram em linhas férreas e até mesmo em muros de pontes sem utilizar a visão. Alguns desafios foram compartilhados na internet, como este do canal de Nick Venice:

No início do mês, a própria Netflix postou em seu Twitter oficial um pedido para que seus usuários não se arrisquem em nome do viral: “Não acredito que preciso dizer isso, mas: POR FAVOR NÃO SE MACHUQUEM COM ESSE BIRD BOX CHALLENGE. A gente não sabe como isso começou, e ficamos felizes com o carinho, mas Menino e Menina (personagens do filme) só têm um desejo para 2019, que é que vocês não acabem em um hospital por conta dos memes”, dizia a publicação.

Agora, o YouTube aproveitou seu espaço de perguntas frequentes para reforçar suas políticas de “pegadinhas e desafios perigosos”. A plataforma sempre teve políticas para impedir que “o engraçado não cruze a linha e se torne perigoso” e afirmou que não aceita publicações de desafios e pegadinhas que apresentem perigo visível.

Vídeos do “Bird Box Challenge” e desafios similares que estavam hospedados no site estão sendo retirados do ar pela plataforma.