O Google e o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciaram nesta quarta-feira (9) a vinda do YouTube Space para o a região do Porto Maravilha, um espaço com mais de 2 mil metros quadrados, onde criadores do YouTube poderão aprender, colaborar e produzir vídeos sem nenhum custo. O espaço funcionará como uma incubadora, oferecendo aos YouTubers as ferramentas e orientações que facilitam a inovação e experimentação em vídeo. No YouTube Space Rio, os criadores aprenderão com especialistas do setor, se conectarão com outros YouTubers e terão acesso aos equipamentos mais modernos para a criação de vídeos. O modelo já existem em São Paulo (desde 2014), Berlim, Tóquio, Los Angeles, Nova York, Mumbai e Londres.
Até março de 2015, criadores produziram mais de 10 mil vídeos nos YouTube Spaces, gerando mais de um bilhão de visualizações e mais 70 milhões de horas assistidas. No primeiro semestre do ano, foram recebidos mais de 1,6 mil criadores no YouTube Space São Paulo para workshops, criação de conteúdo e Happy Hours.
O Brasil é um mercado prioritário para a operação do Google, uma vez que está entre os cinco maiores mercados do YouTube – em tempo de exibição. Quatro cariocas estão entre os 10 maiores canais do YouTube em termos de assinantes (Porta dos Fundos, Parafernalha, VenomExtreme e Felipe Neto. Atualmente, são mais de 70 milhões de espectadores de vídeos online no Brasil, que assistem a uma média de 8,1 horas por semana de vídeos online.
“Além do Centro de Engenharia em Belo Horizonte e o Campus São Paulo, o YouTube Space é mais uma iniciativa do Google para incentivar a economia colaborativa, a inovação e o empreendedorismo no Brasil”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
O Space deve ficar pronto no final de 2016 e qualquer YouTuber poderá participar dos eventos e cursos gratuitamente. Canais com mais 2500 assinantes poderão utilizar estúdios de produção sem custo.
Assista a um vídeo do YouTube Space de Los Angeles:
Vídeo de YouTubers sobre o Youtube Space de São Paulo: