O YouTube Space apresentou na Rio Content Market a estrutura que oferece em diversas cidades para produção de vídeos e treinamento para quem já produz vídeos ou quer entrar no universo da plataforma. O diretor do Space de Los Angeles, Liam Collins, disse que em breve o YouTube deve inaugurar seu Space no Rio de Janeiro, a exemplo do espaço existente em São Paulo, por enquanto o único no Brasil. Além dos espaços brasileiros, uma instalação está prevista também em Dubai.
Participaram do painel dando depoiments sobre suas experiências no Space os youtubers Nátaly Neri (Afros e Afins por Nátaly Neri), Edson Castro (Manual do Homem Moderno) e Dora Figueiredo. Também participaram do painel a executiva Juliana Algañaraz (Endemol Shine Brasil) e o ex-diretor do Pânico na Band, Alan Rapp.
Utilizando a infraestrutura oferecida pelo Space, Nátaly pôde não só aprender técnicas para seus vídeos, como aprender a lidar com comentários negativos e haters, que frequentemente a atacam em seus vídeos sobre feminismo, racismo e empoderamento das mulheres.
“Fui muito atacada e até pensei em desistir do canal. Mas no YouTube Space pude aprender como lidar com o amor e o ódio que recebemos. Em um dos treinamentos, sentei em uma cadeira e me vaiaram e me aplaudiram, para que eu aprendesse a lidar com essas reações”.
Para produzir vídeos no YouTube Space é necessário ter pelo menos 10 mil inscritos no canal. Para pós-produção de vídeos, mil inscritos, mas outras atividades podem ser frequentadas até por pessoas que ainda não possuem canal.
Abordando assuntos de comportamento, Dora Figueired chegou ao Space depois de mil inscritos em seu canal.
“Depois de oito meses produzindo com o Space havia saltado para 145 mil inscritos. Utilizei tudo que pude aprender”, contou.
Mas, não só os criadores nascidos na plataforma têm utilizado as instalações oferecidas pelo serviço. Um dos exemplos foi o programa ‘Legends of Gaming’, formato da Endemol Shine, que reúne gamers de destaque em partidas competitivas. Mesmo que hoje possua versão televisiva, na MTV, o produto foi criado para YouTube, e já teve finais transmitidas a partir do Space. Já o Pânico na Band soube aproveitar a popularidade dos youtubers com um público mais novo para aumentar sua audiência. “Fechamos parceria com Christian Figueiredo quando o Fantástico estava de olho nele. Em dois anos conseguimos mais de 2 milhões de inscritos no YouTube e mais de 1 bilhão de views”, contou Alan Rapp.