A marca de cachaça Ypióca, que acaba de completar 160 anos, apresentou hoje (14), em Fortaleza (CE), mais um lançamento que passa a integrar seu mix de produtos: a Ypióca 160, a primeira cachaça com malte do mundo.
A novidade estréia também uma nova fase na comunicação da empresa cearense, que atualmente exporta suas cachaças para mais de 50 países. Segundo Aline Telles Chaves, diretora de marketing do Grupo Ypióca, a marca pretende, com o lançamento de “160”, atingir o público masculino pertencente à classe AB, mais sofisticado e que “aprecia as boas coisas da vida”.
Após dois anos de pesquisas e investimentos na ordem de R$ 5 milhões, a empresa chegou ao sabor que pretendia para apresentar a esse novo mercado consumidor desejado. “A Ypióca 160, além de ser premium, é a primeira cachaça com malte do mundo. Não há nenhuma bebida com esse sabor em nenhum lugar. Não é uísque, mas é um produto que o paladar do nosso consumidor-alvo saberá distinguir e apreciar”, disse a executiva.
Para comunicar a novidade, a companhia brasileira coloca no ar a partir da próxima semana aquela que será sua maior campanha publicitária realizada até hoje, com investimentos de R$ 2 milhões. A responsável por toda a comunicação, que engloba filme para TV, rádio, revistas, jornais, internet, pontos-de-venda, material promocional e ações em bares e restaurantes, é a cearense Bolero.
“Depois de todo esse investimento para chegar ao produto final pensamos como faríamos para divulgar isso, esse novo conceito que a Ypióca quer colocar no mercado. Realizamos uma concorrência e escolhemos a Bolero. Mas ainda assim, pensamos: será que eles entenderam o que a gente queria? Quando o André Mota chegou e disse: E aí, Aline, já teve seu momento 160 hoje? Pensei comigo: eles entenderam o que nós queríamos”, comentou a diretora de marketing.
No filme, pessoas com mais de 35 anos aparecem desfrutando de raros momentos de prazer, situações únicas. No final, a assinatura reforça: “Ypióca 160 – grandes momentos reservados para você”. “O público-alvo desse produto foi cuidadosamente pensado. Fizemos também diversos estudos sobre hábitos de consumo, comportamento e realizamos degustações em alguns lugares para saber como seria a recepção dessas pessoas que apreciam bebidas mais finas”, disse Aline.
A empresa contuinuará com essa ação de degustação para descobrir como a nova bebida é recebida pelos consumidores. As próximas serão realizadas em Curitiba, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (com projetos de expansão para outras capitais).
A Ypióca 160 já é comercializada em supermercados e distribuidoras de bebidas e sua produção inicial será de cinco mil caixas por mês, o que significa um volume mensal de 30 mil litros.
Segundo dados da AC Nielsen, a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo, perdendo apenas para a vodca e para o soju coreano. No Brasil, perde apenas para a cerveja, e no ano passado obteve um crescimento em vendas superior a 7%. De acordo com dados do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), o Brasil possui cerca de 40 mil fabricantes do produto e conta com 4 mil marcas no mercado, o que gera a fabricação de 1,2 milhão de litros por ano. Dados da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) dizem que os mercados que mais produzem cachça no País são: São Paulo (44%), Ceará e Pernambuco (12% cada) e Minas Gerais e Paraíba (8% cada).
De 2006 para 2007, a Ypióca teve um crescimento de 7% em seu faturamento. Para este ano, com o lançamento de Ypióca 160 e outros produtos que ainda estão em desenvolvimento, a empresa prevê aumento de 10%.
Claudia Pereira, de Fortaleza