Na série, o jornalista gringo conversa sobre elementos tipicamente brasileiros numa mesa de bar

 

Depois de adotar um novo conceito para sua comunicação em julho – “Brasilizar”, elaborado pela DM9Rio e que teve John Travolta como protagonista da primeira campanha –, a Ypióca pretende explorar o mote de forma mais ampla utilizando o meio online. Para isso, solicitou à VML a elaboração de plano que deu origem ao novo canal da marca de cachaça no YouTube, intitulado “Vamos brasilizar”.

Como primeira ação, foi elaborada uma série composta por oito capítulos que tem como meta, em tom bem humorado, de analisar o comportamento brasileiro e resgatar as características positivas do povo. Para isso, o centro da estratégia é uma mesa de bar, que reúne como protagonista o jornalista americano Seth, que morou no Brasil durante um tempo, mas ainda tenta entender costumes tipicamente locais. As discussões passam por temas como a feijoada, o futevôlei, o farofeiro e o ato de “pegar jacaré”.

“O comercial de 30 segundos não te dá, muitas vezes, a oportunidade de se aprofundar em um conceito, e o ‘Brasilizar’ é um território muito rico, que nos permite ir mais além. A linguagem do Seth é divertida e, ao mesmo tempo, brinca com aquele orgulho que o brasileiro sente quando fala do nosso país para um gringo. Abordamos o assunto de uma forma divertida e que gera identificação”, explica Eduardo Bendzius, diretor de marketing e vendas da Ypióca.

A meta é que o canal se torne interessante para o público em geral como fonte de conteúdo, gerando assinaturas, comentários e interações. Serão estudadas, para um segundo momento, novas abordagens sob o mesmo tema. “O território ‘Brasilizar’ nos possibilita falar de qualquer coisa: gastronomia, folclore, música, tudo que valoriza o Brasil. Obviamente nós estamos tentando puxar isso para a cachaça, que é a única bebida genuinamente brasileira”, complementa o executivo.