À convite da Y&R, o holandês Reinier Evers falou sobre “Tendências Globais de Comportamento, Consumo e Inovação”, hoje (04), em São Paulo, para clientes e parceiros da agência. Fundador do Trendwatching, comunidade virtual que realiza pesquisas de novas oportunidades para as empresas, Evers apontou mega tendências com relação ao novo comportamento do consumidor.
A primeira delas, é chamada pelo executivo de “Oxigêncio Online”. Segundo apurado por Evers, existe um contingente muito grande de pessoas no mundo, principalmente entre os mais jovens, que praticamente respira a internet, que não consegue viver sem o mundo virtual. “A internet cresceu tanto porque o ser humano gosta de ter o controle ou pelo menos a ilusão do controle”, disse o profissional. Mesmo com a crise pela qual a rede eletrônica passou a partir de 2001, quando estourou a bolha da internet, Evers aponta que o número de consumidores online nunca parou de crescer e hoje conta com um grupo de cerca de 700 milhões. Ele citou alguns cases de empresas que estão utilizando a internet para oferecer serviços diferenciais, não somente para conquistar clientes que buscam o acesso online para fins de trabalho, mas também para atingir aquele público que considera internet como sinônimo de diversão.
Outra grande mega tendência apontada por Evers está relacionada à globalização. Ele detectou que existe uma classe social de massa emergindo, composta por pessoas que contam com uma média de renda mensal de US$ 3 mil por mês. Países como o Brasil, Rússia, Índia e China são exemplos de países que possuem muitos consumidores nesta categoria de classe social.
Evers ressaltou ainda que toda tendência resulta numa anti-tendência. O executivo chama de “Exclusividade de massa” à necessidade que os consumidores têm de se sentirem únicos.
Evers observou ainda que outra tendência mundial é a criatividade dos consumidores, o que ele chama de “Geração C”.
publicidade