O Kantar Ibope Media divulgou o ranking das maiores agências do mercado publicitário brasileiro. Quem lidera, pelo 13º ano consecutivo, é a Y&R, com mais de R$ 6,2 bilhões. Na sequência, a Ogilvy Brasil ocupa o segundo lugar, com um pouco mais de R$ 3,5 bilhões, seguido pela Africa, com R$ 3,1 bilhões. Em quarto, quinto e sexto lugar estão WMcCann, AlmapBBDO e Leo Burnett Tailor Made, respectivamente. O valor do investimento se baseia nos preços cheios, sem desconto de tabela, de janeiro a novembro de 2015

Em entrevista ao site do Kantar Ibope Media, Rita Romero, diretora executiva do Monitor, diz que apesar da crise econômica vivida pelo país em 2015, há motivos para uma visão otimista do cenário atual e do futuro.

“O que temos observado é um mercado publicitário mais maduro em comparação com períodos de recessão anteriores. Hoje, o mercado anunciante segue cauteloso, seu planejamento e verba de mídia estão sendo distribuídos em pontos de contato mais eficazes para o consumidor. O anunciante sabe que a comunicação é fundamental para manutenção da marca na lembrança do consumidor”, afirma Rita.

Para 2016, a expectativa, segundo Rita, é que a Rio 2016 aqueça o primeiro semestre, o que pode diminuir o impacto de uma economia ainda em recessão. “Em contrapartida, teremos as eleições municipais que tendem a diminuir os espaços comerciais disponíveis para publicidade. Com certeza será um ano de muitos desafios”.

Confira a lista completa: 

Ranking de Agências

Janeiro a Novembro 2015
Moeda: R$ (000)

Posição Agência Investimento
1 Y R 6.295.794
2 OGILVY E MATHER BRASIL 3.509.730
3 AFRICA 3.159.595
4 WMCCANN 3.108.257
5 ALMAP BBDO 3.065.753
6 LEO BURNETT TAILOR MADE 2.839.774
7 MULLEN LOWE BRASIL 2.570.274
8 HAVAS WORLDWIDE 2.538.118
9 PUBLICIS PBC COMUNICACAO 2.363.331
10 DM9DDB 2.252.217
11 JWT 2.217.591
12 DPZ E T 2.117.426
13 MY PROPAGANDA 2.022.288
14 FCB BRASIL 1.907.576
15 LEW LARA TBWA 1.570.899
16 NBS 1.446.159
17 LODUCCA 1.366.055
18 TALENT MARCEL 1.314.248
19 F NAZCA S E S 1.310.628
20 PROPEG 1.302.460
21 ARTPLAN 1.230.700
22 NEOGAMA 1.152.756
23 HEADS PROPAGANDA 1.119.930
24 MULTI SOLUTION 1.113.141
25 ESCALA COMUNICACAO 1.091.737
26 GREY 1.059.998
27 PANDORA PUBLICIDADE 1.033.023
28 E MIDIA PROPAGANDA E MARKETING 975.996
29 NOVA SB 974.366
30 AGENCIA WE 972.732
31 I BRASIL COMUNICACAO 835.364
32 Z MAIS 799.170
33 FISCHER 714.701
34 REF COMUNICACAO 701.911
35 FULLPACK COMUNICACAO 674.103
36 RINO PUBLICIDADE 662.901
37 WIEDEN KENNEDY 631.833
38 MASTER COMUNICAÇÃO 600.848
39 MOMA PROPAGANDA 514.091
40 SINERGIA PUBLICIDADE 486.524
41 IMPACTO PROPAGANDA 481.381
42 3A WORLDWIDE SOUTH AMERICA 426.148
43 DENTSU 385.829
44 EUGENIO PUBLICIDADE 384.251
45 REPENSE COMUNICACAO 378.686
46 PANDA AGENCIA 352.458
47 MC GARRY BOWEN 332.124
48 GIACOMETTI PROPAGANDA 313.862
49 WUNDERMAN 293.780
50 SANTA CLARA 287.607
Fonte: Monitor

TV aberta em alta

A TV aberta exibiu 29 mil novos comerciais nos dez principais mercados do país no primeiro semestre de 2015. O dado foi apurado pelo AdAlert, ferramenta do Kantar Ibope Media que acompanha o lançamento de novas campanhas, além de acessar os criativos de um anunciante ou categoria de produtos para avaliar seu posicionamento na mídia.

Esse volume, considerando apenas a sua primeira exibição, teve como destaque as categorias Super/Hipermercados/Atacadista e Lojas de Departamento, responsáveis por 51% dos novos criativos na TV.

Segundo Rita, setor de varejo tem alta frequência de lançamentos de criativos. “Por isso, uma campanha costuma ter vida útil de uma semana. Já o foco de setores como o de Veículos Peças e Acessórios, Higiene Pessoal e Beleza, por exemplo, é na construção e manutenção da marca. Dessa forma, a variedade de novas peças é menor, ainda que o volume de veiculações seja equivalente”, explica a executiva.