Com mais de 500 lojas das marcas Habib’s e Ragazzo em todo o país e uma verba anual de publicidade de R$ 22 milhões, dado de 2018, o grupo de restaurantes direcionou seu delivery de comunicação para o portfólio de negócios da Y&R. A entrega foi realizada semana passada, na sede da agência, em São Paulo, que também conquistou a Starbucks, em fase de planejamento.
O processo seletivo de Habib’s envolveu três agências e foi liderado pelo diretor de marketing André Figueiredo, que também comanda a criação da house PPM, exclusiva para Posto H, Tendall Grill e a rede Ragazzo. A Y&R vai ter um posto avançado nas dependências do novo cliente, mas todo o processo terá a liderança de Rafael Pitangy, VP de criação da Y&R, e do presidente David Laloum. A concorrência, de acordo com Figueiredo, privilegiou o ambiente estratégico. Foi solicitado um diagnóstico sobre varejo, mercado, cenários e tendências. O primeiro trabalho da Y&R será a veiculação na grade da Rede Globo da continuação da campanha #sededeluan, manifesto criado por Figueiredo e sua equipe da PPM. Mas não é uma simples compra de mídia. A agência, nas palavras do diretor do Habib’s, deu consistência a um planejamento com foco em resultado.
“Já estamos em reuniões para delinear os passos criativos. Agora está sendo organizada a equipe do posto avançado. O importante é que o Habib’s vai contar a partir de agora com as interfaces e approachs de um grupo global de comunicação que vai dar suporte às nossas decisões. Vamos aprovar briefings e estratégias com maior consistência porque houve uma boa interpretação da marca”, disse Figueiredo, que já trabalhou na Y&R por cinco anos. “Em outra época, mas a agência permanece com qualidade e é líder”, acrescentou.
Em nenhum momento Figueiredo e o fundador do Habib’s, Alberto Saraiva, cogitaram transformar a house PPM em uma agência para suprir as necessidades de comunicação do grupo após o fim da relação com a Publicis no fim do ano passado. “Não teríamos a agilidade necessária e nem CNPJ para exercer esse papel. E não é do DNA do Habib’s fazer compra de mídia. Nosso business são produtos alimentícios e, mais recentemente, o mercado de combustíveis por meio do Posto H, que tem uma unidade e este ano vai abrir mais duas. A PPM atua para dar suporte às marcas do grupo que não têm a dimensão do Habib’s. Tenho função dupla no grupo: diretor de marketing, aí sou cliente; e a de diretor de criação, nesse caso permaneço como profissional de agência. O Marcos Quintela, da VMLY&R, me disse que essa configuração vai ser muito produtiva”, esclareceu.
A Y&R promoveu festa para celebrar a conquista. “Todos ficamos muito felizes porque conjugamos interesses em prol de um bom trabalho”, disse Figueiredo. “O Habib’s é uma marca que já tem uma trajetória muito importante. Poder criar junto com eles um novo momento de comunicação é uma imensa oportunidade. Trabalharemos duro para que as entregas criativas, aliadas ao pensamento estratégico da marca, tragam resultados incríveis para os próximos capítulos dessa história que construiremos juntos”, celebra Quintela, CEO do VMLY&R Group no Brasil.
“Habib’s é uma marca que alia conveniência e experiência sempre de olho nas necessidades do consumidor. O legado da marca traz essa visão e está totalmente conectada com o que acreditamos que seja a comunicação do futuro”, disse Laloum. “A nossa marca está em momento excepcional de resultados de vendas e, principalmente, de preferência do consumidor: passamos de quinto para terceiro lugar no segmento. E com o olhar estratégico, a inteligência de negócios, a performance criativa e a forte estrutura da maior agência do Brasil, temos tudo para crescer ainda mais. Estamos muito felizes e otimistas com essa parceria que está apenas começando”, finaliza Figueiredo.