A Y&R, com o apoio da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), criou uma campanha para auxiliar o Ministério Público Federal (MPF/SP) na divulgação da Lei 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual. O principal ponto da Lei é o de assegurar que os hospitais ofereçam às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito.

A iniciativa de lançar uma campanha surgiu após a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF/SP que apura violações de Direitos Humanos, constatar, por meio de um inquérito civil público, que a qualidade no atendimento está aquém do desejável e que há uma grande desinformação da sociedade em relação aos direitos previstos na legislação criada há cinco anos.

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A agência sugeriu o nome Lei do Minuto Seguinte para personificar a legislação, tendo como base o fato de que, segundo dados do IPEA, a cada minuto uma pessoa é estuprada no Brasil. “Foram registrados, no ano de 2016, mais de 49 mil casos de estupro. Já no ano de 2017 foram mais de 60 mil casos, conforme pesquisas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ou seja, uma vítima a cada 10 minutos. Ocorre que, segundo o IPEA, a estimativa é de que haja uma subnotificação de 90%. Se levarmos isso em consideração, chega-se a assustadora conta de uma pessoa estuprada por minuto”, comenta Pedro Antonio de Oliveira Machado, procurador regional substituto dos Direitos do Cidadão em São Paulo.

A campanha foi feita a partir de ações voluntárias – agência, ABAP, fotógrafos, cinegrafistas, personagens, mídia, influenciadores estão atuando pro bono. “Mais do que uma campanha, tivemos a oportunidade de participar da criação do nome de uma lei. Nada pode ser mais gratificante que isto”, comenta Laura Esteves, diretora de criação da Y&R.

A ação da Lei do Minuto Seguinte conta com filme de 60 segundos, o tempo exato entre um estupro e o que a mulher deve fazer no minuto seguinte a esta violência, que irá ser divulgado em TV aberta e alguns canais pagos. O filme também traz locução feita pela apresentadora Marília Gabriela, que empresta sua voz para informar milhões de pessoas sobre a Lei do Minuto Seguinte. A produção é assinada pela CINE com direção de Luiza Villaça.

“Após as primeiras semanas, a adesão à campanha criada pela Y&R se tornou um grande movimento de todo o mercado e isso prova a força que nossa atividade é capaz de mostrar na transformação da sociedade. Como representante dessa atividade, a ABAP tem de estar no centro de discussões importantes para a economia e para o país – e especialmente na defesa da dignidade feminina, uma luta necessária tanto no mercado publicitário como em toda a sociedade”, diz Gal Barradas, vice-presidente da ABAP.

As informações sobre a Lei do Minuto Seguinte, assim como o filme e as peças da campanha, podem ser acessadas neste site.