A ação "Abuso não é amor" conta com um site oficial no país, com treinamentos e instruções sobre como lidar com os casos

A Yves Saint Laurent Beauté e o Instituto AzMina apresentaram o programa global "Abuso não é amor", que visa a prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI) em território brasileiro.

Por meio de diversas ativações, desde mensagens de alerta em banheiros públicos, aplicativos de denúncias até treinamentos online, a marca e a instituição querem conscientizar as pessoas sobre os nove sinais de alerta de relacionamentos abusivos e impactar mais de 12 mil mulheres no país.

"Com o objetivo de alertar a população brasileira ainda mais, lançamos um programa que visa a colocar mensagens de alerta em banheiros, pontos e terminais de ônibus, e outros 500 espaços no Rio de Janeiro e São Paulo sobre o que NÃO é amor. Quem se identificar com a mensagem, pode entrar em nosso site de treinamento ou buscar suporte direto pelo aplicativo 'Penhas'", afirmou Sabrina Zanker, diretora da L'Oréal Luxo.

No site oficial do programa no Brasil, as pessoas podem encontrar treinamento online e recursos educacionais para sobreviventes de relacionamentos abusivos e aqueles que procuram se tornar aliados na luta. A ferramenta de treinamento ajuda as pessoas a entender a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos, os nove sinais e orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um(a) amigo(a) a sair da situação de abuso.

Além disso, como parceiro oficial da YSL Beauté no Brasil, o Instituto AzMina disponibilizou um aplicativo de enfrentamento à violência doméstica, o PenhaS. Como parte da ação, o aplicativo está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às sobreviventes de violência em todo o Brasil, assim como acolher e orientar mulheres de todo o Brasil dispostas a ajudar outras em situação de violência. As usuárias podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de urgência.

O programa "Abuso não é amor" foi lançado, globalmente, em 2020 com três grandes parcerias com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, o programa expandiu seu alcance para incluir parcerias de base em 25 países, sendo o Brasil um deles.

O lançamento da campanha de 2020 incluiu um vídeo de conscientização com a embaixadora da YSL Beauté, Zoë Kravitz, que é uma importante defensora da causa e apoia o programa "Abuso não é amor" desde seu lançamento. Junto com este vídeo, a marca também lançou uma série de nove vídeos animados sobre os nove sinais de abuso, que foram compartilhados nas plataformas da YSL Beauté.

Já no Brasil, a campanha conta com Marina Ruy Barbosa como principal voz para compartilhar casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres e alertar as pessoas sobre os sinais, divulgados em suas redes sociais.