Enquanto diferentes varejistas de luxo otimizaram seus logotipos sem serifa, a Zara optou por nadar contra a corrente. O novo logo apresentado recentemente pela marca foi alvo de comentários nas redes sociais devido à sobreposição dos caracteres e uma chamativa perna na letra “R”.
É possível que a nova disposição das letras tenha sido pensada para o redimensionamento das telas – smartphones e tablets, por exemplo. No entanto, quando encolhido, o novo logo perde leitura e parece estar escrito “Zaba”.
Lançada para a campanha Primavera/Verão 2019 a nova identidade visual foi elaborada pelo diretor de arte francês Fabien Baron, que já havia usado uma estética similar para a revista Harper’s Bazaar nos anos 1990. No site do diretor, no entanto, todo um sistema de branding parece ter sido criado mostrando o novo logotipo da loja.
“A parceria de Baron&Baron com a Zara dá origem a uma abordagem que mistura elegância com vanguarda – elevando o varejo ao nível dos contemporâneos de luxo em uma celebração de arte e moda para todos”, afirma Baron.
A mudança gerou alguns comentários curiosos e ácidos de designers do mundo todo nas redes socias. Confira algumas das reações a seguir.
Zara novo logotipo? Pelo menos podemos prever o futuro.
Zara new logo? What the f*ck? 😀
At least we can predict the future… pic.twitter.com/ge2NK0xFuZ— Δ Δиimal Iиstiиcts (@a_instincts) January 30, 2019
A Zara atualizou seu logotipo.
Zara have updated their logo. pic.twitter.com/GhhQziNV1D
— It’s a Fabio ✌︎⁂ (@fffabs) January 26, 2019
Em 2035 o logo vai ter uma entrelinha tão negativa que vai virar ARAZ
In 2035 the logo will have such negative kerning it will flip backwards to ARAZ
— Bobby Goodlatte (@rsg) January 27, 2019