Fundador da DPZ e um dos grandes diretores de arte da história da publicidade brasileira, José Zagaroza apresenta um novo livro na próxima semana. Desta vez, o profissional reúne nas páginas impressas todos os prêmios que recebeu ao longo de uma carreira que já ultrapassa 50 anos.
Intitulada “Zaragoza e amigos. Ideias premiadas”, a publicação começou a ser organizada no fim de 2013 com o apoio dos amigos e ex-sócios Roberto Duailibi e Flávio Conti. O livro traz ainda textos de Duailibi e Conti, bem como de Neil Ferreira e João Augusto Palhares Neto – dois entre os tantos criativos que fizeram dupla com o Z da DPZ. “Esta é também uma forma importante de reverenciar e homenagear todos os nomes que comigo trabalharam na criação de tantas peças e campanhas, boa parte delas reconhecidas pela crítica por meio de prêmios”, diz Zaragoza.
O artista também destaca o caráter histórico da obra para a publicidade brasileira. “Quando a gente começou a fazer propaganda, quando fundamos a DPZ, em 1968, o Brasil era dominado por publicidade americana. O que se fazia aqui era apenas nacionalizar anúncios. Quebramos esse paradigma, ousamos, ajudamos a construir o que é hoje a propaganda brasileira, reconhecida e premiada em todos os festivais do mundo”, destaca.
Os registros trazem campanhas e personagens marcantes como o Baixinho da Kaiser, o Leão do Imposto de Renda, os comerciais do cigarro Charm, de OB e a morte do orelhão da Telesp, entre tantas outras. “Aprendi a fazer propaganda no Brasil”, diz Zaragoza, espanhol de Alicante, criado em Barcelona e que chegou ao Brasil na década de 50 – em meio a crises empresariais, ditadura militar e censura.
O lançamento da obra acontece na próxima quinta-feira (28), das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.