Zé Antônio, ex-diretor da MTV Brasil, assume esta semana como editor do portal SIM São Paulo, veículo que é uma ramificação da Semana Internacional de Música de São Paulo, feira dedicada aos negócios da música que tradicionalmente acontece com programação presencial na capital paulista. O evento chega à 8ª edição em formato online e estendido por mais de 30 dias, entre 3 de novembro e 6 de dezembro.
Entre os anos 90 e 2000, Zé Antônio foi diretor da MTV – quando a emissora viveu os tempos de ouro e o próprio setor musical ascendeu num movimento de novas bandas e diversidade de consumo. Também coordenou o departamento de jornalismo de mais de 40 programas do canal, entre eles os simbólicos Disk MTV, Jornal da MTV, Supernova, MTV na Praia, Programa do VMB e outros; dirigiu espetáculos, como o Paul (dedicado à Paul McCartney) e Let’s Dance (homenagem à David Bowie); videoclipes, como o “Shadowplay”, da banda The Killers; e produções para outros canais, como o Breakout Brasil, para a Sony; e Mixados, para a PlayTV. Hoje, é um dos curadores do IN-EDIT Brasil, festival internacional de documentário musical.
Com apoio de Katia Abreu, coordenadora de comunicação de todas as ações da plataforma, Algodoal publicará entrevistas com artistas e com os principais agentes do setor, além de matérias exclusivas sobre o mercado mundial e sobre iniciativas de transformação social através da música. Tudo em formatos diversos como a internet possibilita: texto, vídeo ou podcast.
“Estou muito feliz de fazer parte da SIM. Eu acompanho o evento desde o início, e aprendi muito em todas as edições. Mesmo atuando no mercado há bastante tempo, a troca multidisciplinar que o evento traz me mostrou todo o potencial do setor; tudo o que a música é capaz. É assim que acontece, as pessoas participam da SIM e saem transformadas. Por isso, as minhas expectativas são as melhores possíveis. O trabalho que está sendo realizado é muito sério, delicado, feito com muito carinho, e com uma visão difícil de se encontrar por aí. Por isso, acredito que o meu papel é uma missão importante, de muita responsabilidade”, comenta Zé Antônio.
Além do novo portal, a plataforma SIM anuncia também o lançamento da SIM Community, dia 31 de agosto, rede especialmente criada para profissionais de todos os setores da indústria musical – artistas, jornalistas, produtores, criativos, inovadores e transformadores de todo o mundo -, que conectará pessoas e projetos, promovendo diálogos e fortalecendo todo o mercado pós-pandemia. Uma das ferramentas disponíveis aos assinantes será o acesso a notícias, conteúdos e dados exclusivos. O valor da assinatura é de R$15 no plano mensal ou R$165 no anual.
Junto ao lançamento da SIM Community, no dia 31, a plataforma passa a disponibilizar as credenciais (PRO-BADGES) para a SIM 2020, iniciando com 200 unidades no formato Early Bird, por R$50,00. Assinantes da SIM Community têm desconto de 30% na compra da Pro-Badge a partir do primeiro lote ou podem adquirir ingressos avulsos para as atividades da SIM (de R$5 a R$50).
Com o tema Música Viva!, a SIM São Paulo 2020 acontecerá dentro da SIM Community, onde será possível participar das ações de networking, como speed-meeting, sessões de pitch de startups de música e tecnologia, artistas e festivais, e votar para a quarta edição do Prêmio SIM. A SIM São Paulo espera mais de 4.000 credenciais/assinantes de todo o Brasil e cerca de 30 países, além de mais de 100 mil fãs de música do mundo todo acompanhando as apresentações artísticas de 2020.
Com 70 painéis, entre palestras, debates, workshops e meetups com convidados de diversos países – que vão discutir o cenário atual, tendências e possíveis soluções -; e cerca de 300 showcases de artistas do mundo todo, a agenda da SIM 2020 é baseada no tema Música Viva!, com quatro pilares: inovação, informação, conexão e motivação.