A Zero Filmes enviou uma carta à Ambev e a Duda Propaganda assumindo, integralmente, a responsabilidade pela utilização de algumas cenas de seu arquivo, no filme produzido para o lançamento do Guaraná Antarctica ZON, que utilizou imagens idênticas às utilizadas pela McCann-Erickson na campanha para promover o evento Coca-Cola Vibezone. Leia a carta na íntegra:
“Como facultado por lei, a Zero Filmes pretendeu utilizar-se de cenas de seu arquivo obtidas em outros projetos: “stock footage” , um procedimento normal desde que não se trate de reutilização com exatamente mesmo time code do material ja veiculado. Entre outras cenas selecionadas (inclusive algumas com presença de casting e para o que solicitamos liberação explícita) estavam algumas obtidas durante projeto para “Vibezone” agência McCann Erickson. Durante o processo de montagem do filme de ZON, foram sendo experimentadas
cenas para, uma vez acertada a montagem, serem substituídas por takes equivalentes, “retakes” da filmagem original. Ocorreu então a falha que causou, sabemos, tanto transtorno:alguns takes não foram substituídos para a apresentação final e conseqüente finalização. Salientamos que assim que identificado o equívoco, procedemos ao seu reparo urgente tentando minimizar ao máximo danos a todos os envolvidos. Sabemos também que tudo isso não exime nossa responsabilidade única sobre o ocorrido, mas ao menos esclarece os fatos até então. Por outro lado , a utilização de imagens muito semelhantes em contexto diferente não caracteriza nenhum tipo de conecção entre as campanhas, caso contrário não existiriam banco de imagens , que possibilitam o uso, múltiplas vezes, exatamente da mesma imagem. Assim,esperamos que o que ocorreu – um lamentável erro operacional exclusivo de nossa parte – não tenha desdobramentos além daqueles cabíveis. Nos colocamos à disposição para quaisquer maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Zero Filmes”