Sexto maior mercado publicitário do mundo, o Brasil investiu US$ 17,3 bilhões em publicidade no ano passado, sendo responsável por 3,3% de todo o investimento global e 51,9% do investimento na região. Estes dados acabam de ser consolidados pelo relatório Ad Trends, organizado pelo Warc, que colheu os dados para compor parte de sua pesquisa global original de investimentos em publicidade.

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O balanço dos últimos dez anos revelou que o Brasil cresceu 170% em investimento publicitário desde 2005. E 2,6% entre 2013 e 2014, dois anos desafiadores para a indústria. “A tendência dos investimentos publicitários na última década mostram claramente que o Brasil não é apenas uma potência na América Latina, mas também uma força crescente em escala mundial. Anunciantes investiram um valor recorde de US$ 17,3 bilhões em 2014, colocando o Brasil como o sexto maior mercado. E ainda mais impressionante é o crescimento de 170,6% desde 2005, o que torna o país o terceiro mercado de maior crescimento em termos absolutos. Apesar do cenário econômico desafiador, acreditamos que os investimentos aumentarão nos próximos anos”, analisa James McDonald, analista de pesquisas no Warc.

A China, outro mercado emergente, responsável por um em cada quatro dólares de anúncios investidos em todo o mundo na última década, é o segundo maior mercado em investimento publicitário, depois dos Estados Unidos. É seguida pelo Japão, pelo Reino Unido, pela Alemanha e, finalmente, pelo Brasil. Segundo o estudo, o mercado chinês foi o que mais rápido cresceu em investimentos na última década e hoje representa 9% de todo o investimento global.

O mercado Pan Arab, que engloba toda a região do Oriente Médio (excluindo Israel), é o segundo colocado no ranking de crescimento, depois de um adicional de US$ 12,6 bilhões de gastos em publicidade entre 2005 e 2014, principalmente para comerciais de TV. O Brasil vem em terceiro em crescimento, com um adicional de US$ 10,8 bilhões nos últimos dez anos. O investimento global chegou a US$ 519,6 bilhões em 2014, um crescimento de 2,1% em relação a 2013, e um crescimento da ordem de 34,3% nos últimos dez anos.

Em uma base per capita, a pesquisa revelou que Hong Kong, por exemplo, recebe o equivalente a US$ 733,5 por pessoa em investimento publicitário, volume que duplicou na última década. Os EUA ficaram em quinto lugar com investimentos em propaganda per capita, com US$ 513,1 para cada um dos seus cidadãos. O número é abaixo dos níveis de 2005, e o que explica é o crescimento da população, que superou o investimento em propaganda ao longo dos anos.

Enquanto isso, o Reino Unido ocupa o sétimo lugar com gastos de US$ 424,9 per capita, valor inalterado a partir de 2005. Na América Central e na América do Sul, o Brasil lidera com folga, seguido pelo México (que tem 17,3% dos investimentos na região), Argentina (14,2%), Colômbia (4,2%) e Chile (3,6%).

Media Ad Trends
De acordo com a análise dos meios na última década, o estudo apontou que a TV mantém sua força com share de 40,7% do total investido globalmente – dois em cada cinco dólares -, chegando ao valor de US$ 211,4 bilhões no ano passado. O crescimento nos últimos dez anos foi da ordem de 48,7%.

O share global consolidado para a internet em 2014 é de 26%, contra 6% há dez anos. Durante esse tempo, um extra de US$ 114,5 bilhões entrou no mercado de publicidade online, com quase um terço nos Estados Unidos. O estudo também apontou a rápida expansão dos investimentos em publicidade móvel no mundo: mobile já é responsável por um em cada cinco dólares de anúncios online e está prestes a se tornar maior que out of home e revistas. Em 2006, o share de mobile era apenas 1% mundialmente. Em 2014 o investimento em mobile foi de US$ 27,9 bilhões.

Já jornais e revistas apresentaram queda importante de investimentos desde 2005 – de cerca de 50% em ambos os casos. Rádio, o out of home, também apresentou queda, e o cinema se manteve estável. No Brasil, o estudo apresentou os investimentos em alguns meios e atribui aumentos significativos à Copa do Mundo. Em 2014, investimentos em internet aumentaram 33% em relação ao ano anterior, outdoor teve crescimento de 10,9% e TV de 0,3%. Na região, o investimento total em 2014 foi de US$ 33,3 bilhões.