A partir do próximo dia 16 de agosto, os candidatos às eleições deste ano terão pela primeira vez a oportunidade de fazer campanha paga nas redes sociais. E como forma de organizar melhor o processo e atender as exigências da lei eleitoral, o Facebook anunciou nesta terça-feira (24) alguns procedimentos e exigências que deverão ser seguidos.

Os interessados em utilizar a rede social em sua campanha devem solicitar um registro para veicular anúncios relacionados à política. O processo de autorização estará disponível a partir do dia 31 de julho e inclui o envio de uma cópia do passaporte, RG ou carteira de motorista do candidato, além do número do CPF. Será preciso ainda confirmar endereço fixo no Brasil, além de preencher um formulário adicional com informações pessoais.

O anúncio foi feito Katie Harbath, diretora global de engajamento com políticos e governos do Facebook, que esteve no Brasil para apresentar os esforços da rede social para contribuir com a integridade e transparência nas eleições. Durante evento em São Paulo a executiva trouxe mais detalhes sobre os recursos e ferramentas que estarão disponíveis para candidatos e eleitores, como adiantado pelo PROPMARK na semana passada.

Entre as novidades, a criação de uma biblioteca de anúncios políticos, onde estarão centralizadas todas as campanhas ativas e inativas feitas por candidatos em um período de sete anos. Estarão disponíveis para consulta de qualquer usuário informações sobre o valor gasto com a campanha, além de dados demográficos das pessoas impactadas, como gênero e idade. Vale destacar que como a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram são integradas, será possível também ver as campanhas feitas na rede social voltada para imagens.

Reportagem na próxima edição impressa do PROPMARK trará mais detalhes sobre os anúncios feitos pelo Facebook, bem como suas políticas e exigências para o período eleitoral.

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