Piranda: menos de 5% das inscrições deverão ser premiadas com Leões

 

Este ano será realizada a primeira edição do Lions Health, festival independente que acontece antes do Cannes Lions, entre os próximos dias 13 e 14, focado no setor de saúde e bem-estar. Além da premiação, o evento terá 17 seminários com 40 palestrantes. Mesmo sendo a primeira edição, o Lions Health conseguiu 1.432 cases inscritos, vindos de 49 países – sendo 98 de agências brasileiras.

O julgamento é dividido em duas áreas: Pharma, para produtos que necessitam de prescrição médica, na qual concorrem 517 peças de 35 países; e Healh & Wellness (Saúde e Bem-estar), para linhas OTC (Over the Counter, sigla criada nos Estados Unidos para indicar medicamentos de venda livre), que recebeu 906 inscrições de 48 países. Do Brasil, são somente nove trabalhos em  Pharma e 89 em Saúde e Bem-estar (veja tabela nesta página).

O Brasil terá dois representantes nos júris, um em cada área: Mauro Arruda, CCO da Havas Life, será o jurado de Pharma, e Rui Piranda, diretor-executivo de criação da FCB Brasil, em Saúde e Bem-estar. “É a primeira edição e já está sendo considerado um sucesso em termos de inscrição”, comenta Piranda. Em sua terceira experiência como jurado em Cannes, ele destaca que, independentemente de estar separado em duas áreas, health é uma indústria complexa. “Há muita regulamentação, mas acho que é reflexo do nosso século, cujo consumidor é seu próprio curador. O pensamento moderno é que cada um é o gestor da sua própria informação”, opina.

Como a regulamentação da publicidade de saúde difere de um país para outro, todas as inscrições vêm com o contexto e a legislação própria do país. Piranda diz que já analisou 549 trabalhos antecipadamente. “Todos os trabalhos que vi até agora têm um filme/case, além da especificação da regulamentação local e o contexto da inscrição”, explica.

O diretor da FCB acredita que menos de 5% das inscrições deverão ser premiadas com Leões. “Cannes é o grande filtro. Acho que será essa média. Cannes é uma vitrine daquilo que foi feito de melhor. É uma luz sobre grandes trabalhos”, opina.

Em relação aos trabalhos brasileiros, ele disse que gostou da maior parte do que viu, mas não tem como fazer projeção porque “um júri é diferente do outro”. “Tem as opiniões e isso varia um pouco de ano para ano. Além do mais não há referência, pois este é o primeiro ano”, diz, acrescentando que gostou do nível do Brasil. “Como sempre, é muito criativo. A indústria da saúde e bem-estar é muito regulamentada, mais do que em outros países. Por isso, é mais difícil criar”.

Estreante

Arruda: Cannes capturou o espírito do que acontece no mundoMesmo com as restrições impostas pela regulamentação na indústria farmacêutica para medicamentos vendidos com prescrição médica, os jurados da área de Pharma do Lions Health vão buscar as ideias mais criativas de comunicação de saúde. O time de avaliadores será presidido por Jeremy Perrott, CEO global da McCann Health.

“Tanto eu como o Lions Health somos estreantes. Serei jurado pela primeira vez”, diz Mauro Arruda, que participará do júri da área de Pharma. Ele já iniciou o trabalho online. “Estou vendo antes para me familiarizar e me preparar para o debate ao vivo. Eu acho cedo ainda para tirar conclusões e fazer apostas. Há trabalhos bem bacanas, mas prefiro não me manifestar sem ver o todo”.

Arruda diz que o festival começa no momento exato. “Cannes capturou muito o espírito do que acontece no mundo, a tendência das pessoas passarem a tomar conta da própria saúde cada vez mais”, comenta. Para ele, a categoria é a mais desafiadora da propaganda por conta da criatividade. “Tem que ser mais criativo ainda, pensar fora da caixa”. Ele acredita que o Brasil pode ter o mesmo nível de conquistas. “Esse é o anseio de todos: que o Brasil conquiste o mesmo prestígio que a publicidade brasileira já alcançou também na área da saúde”.

O festival deve conceder um Grand Prix para cada área, Leões de ouro, prata e bronze, além de um Grand Prix for Good (homenagem ao melhor trabalho para instituições de caridade, serviços públicos ou ONGs com causas), e troféus especiais para Agência do Ano e Rede do Ano. Os pontos conquistados no Lions Health não serão considerados para os prêmios do Cannes Lions.

Os vencedores serão anunciados e homenageados na cerimônia de premiação do Lions Health que será realizada no sábado, 14 de junho. O evento terá uma introdução de Francesca Martinez, comediante e atriz inglesa. A festa de gala acontece após a premiação.