Divulgação

No último domingo (3), o mundo da publicidade foi surpreendido pelo comercial da rede de fast-food Burger King estrelado pelo artista já falecido Andy Warhol. A iniciativa da empresa em utilizar a imagem póstuma de uma celebridade não é novidade na propaganda.

Alguns casos ficaram famosos. Entretanto, quase todos levantam questões como: será que o falecido ficaria feliz com a publicidade? É eticamente compreensível? Apesar do ok família – na maioria dos casos -, a atitude é respeitosa com os fãs?

Para Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School, a propaganda trabalha usando o inconsciente coletivo. “O uso de personalidades tem muitas vezes um recall imediato para as marcas. Sejam personalidades falecidas ou não”, opina.

Para ele, não é algo antiético e sim um recurso criativo. “Principalmente com as que já faleceram. Elas provocam nos consumidores boas lembranças, nostalgia e ainda educam uma nova geração a conhecer alguém fora do repertório”, comenta.

Exemplos não faltam. Confira 10 deles:

Elvis Presley

A agência britânica DFGW ressuscitou o Rei do Rock e, de quebra, fez com que ele apresentasse uma espécie de banda dos sonhos. Tudo isso para promover a rádio BBC. O vídeo mescla efeitos digitais com cenas reais de Elvis.

Freddie Mercury

Este comercial da Nissin mostra Freddie Mercury cantando uma versão bizarra de “I Was Born to Love You” em japonês. A letra foi modificada para promover um dos produtos mais famosos da empresa, o Cup Noodle.
https://www.youtube.com/embed/BkCCEwouNKU

Mussum

Para o lançamento do Fusca 2013, a Volkswagen resolveu ir ao passado e acabou “esbarrando” em celebridades como o trapalhão Mussum. Confira o comercial criado pela AlmapBBDO:
https://www.youtube.com/embed/q4bqogwZQBg

Muhammad Ali

Há diferentes maneiras de reviver alguém. Neste filme da Saatchi LA para a Toyota, o lendário Muhammad Ali é o narrador.

Ayrton Senna

Assim como no vídeo acima, este comercial de Nike é narrado por uma lenda do esporte que já se foi: Ayrton Senna. A criação é da Wieden+Kennedy São Paulo.
https://www.youtube.com/embed/T-rd8LZm50w

Audrey Hepburn

Muitas vezes, porém, a intenção é boa, mas a execução levanta polêmicas. Como neste filme com uma Audrey Hepburn digital criado pela AMV BBDO.

Bruce Lee

O mesmo aconteceu neste comercial da BBH China protagonizado pela lenda Bruce Lee.
https://www.youtube.com/embed/SPyoiOTdHio

#EatLikeAndy

O filme de BK mostra Andy Warhol, famoso pai do Pop Art, sentado em uma mesa, com um antigo wrap da rede de fast-food comendo um sanduíche Whopper. Originalmente, o vídeo faz parte do filme “66 cenas da América”, dirigido pelo sueco Jorgen Leth.

Marilyn Monroe

A BBDO New York e a marca de chocolate Snickers mostraram como a lenda Marilyn Monroe ficaria se estivesse com fome. O resultado é hilário:

Vários

Para finalizar, um combo. A cervejaria holandesa Bavaria’s Radler e a agência Selmore decidiram reviver celebridades. A lista contém John Lennon, Marilyn Monroe, Kurt Cobain, Bruce Lee e dois que alguns “malucos” acreditam ainda estarem vivos: Elvis e Tupac.