O esporte mais popular do país conta com uma penetração poderosa em todos os campos midiáticos, seja em meios como televisão, rádio e internet ou ao vivo, nos ativos de arena dos estádios. Tamanho arsenal de comunicação atrai a atenção das marcas, com campanhas e ativações diversas, e também serve, muitas vezes, como plataforma para ações sociais das mais diversas.
A propaganda brasileira tem se especializado na causa, com ações que geram impacto dentro e fora dos gramados, seja por meio de mídia espontânea ou outros resultados efetivos. Algumas campanhas ultrapassam o universo do futebol, para levantar a Copa do Mundo da publicidade, com a consagração no Cannes Lions. Abaixo alguns exemplos:
Todas as cores contra o racismo
Em 2014 o ex-jogador Tinga foi alvo de ofensas racistas. A Fox Sports usou a criatividade para se posicionar sobre o tema. Na transmissão de um a partida, o retrato dos jogadores apareceu pintado de todas as cores por crianças entre 4 e 6 anos.
Paixão Cega
Quem disse que as pessoas que não enxergam não podem “ver” os jogos nos estádios? A ação abaixo foi criada pela NBS para estimular uma nova experiência para os deficientes visuais, torcedores do Flamengo.
https://www.youtube.com/embed/JRrx-RKQv5o
Escudo Doador
A premiada campanha abaixo foi criada pela Leo Burnet para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nela, os jogadores do E.C Vitória “doam” o escudo estampado na camisa ao serem substituídos em campo.
Futebol sem as pernas
Às vésperas da Copa do Mundo de 2014 a Powerade narrou a impressionante jornada de superação de Nico Calabria, um garoto que nasceu sem a perna, mas com uma paixão sem limites pelo futebol.
https://www.youtube.com/embed/yajbMv_5mwM
Pulmão gigante
No intervalo, a torcida soltou a voz para encher um pulmão gigante no centro do estádio. A ação “Pulmão da Torcida” faz parte da campanha #RespireAgosto, promovida pelo Instituto Lado a Lado e assinada pela Ogilvy Brasil. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a saúde dos pulmões e da prevenção do câncer no órgão.
Meu sangue é rubro negro
Em 2012, por doações de sangue, o Vitória mudou a cor de sua tradicional camisa. A ação foi criada pela Leo Burnett para o Hemocentro da Bahia. As doações aumentaram em 46%.
https://youtube.com/watch?v=qYE_l0ju-ss%26nbsp%3B
Cadê o gramado?
Você sabia que a cada quatro minutos uma área equivalente a um campo de futebol é desmatada no Brasil? Pra dar ênfase ao problema, a Grey Brasil criou o case abaixo para a WWF.
Numeração não ganha jogo
Números de violência às vezes chocam mais que as palavras. Por isso, o Cruzeiro estampou alguns deles em seus uniformes. Todos alertavam sobre problemas que atingem as mulheres no Brasil. A ação é uma parceria entre o clube, o projeto Azmina e a Umbro, com criação da New360.
A torcida que faltava
Criada pela agência Z+, a campanha “Perdidos na Multidão” mostrou cartazes gigantes com rostos de menores desaparecidos em uma partida de futebol da Seleção Brasileira. O melhor de tudo? Por meio da ação, uma das mães encontrou o seu filho em Manaus.
https://www.youtube.com/embed/WBLN4p7bH2Q
Respeita as minas
Em março deste ano, para o Dia Internacional da Mulher, o Corinthians estampou em seu uniforme a hashtag #RespeitaasMinas. A campanha foi criada em parceria com o coletivo “Não é Não”. O objetivo? Aumentar a consciência da população em relação ao assédio sexual.
Fãs imortais
Outra campanha premiada. Em parceria com a agência Ogilvy, em 2012, o Sport lançou a campanha abaixo, que tinha como objetivo incentivar os torcedores a doar órgãos. A criação é da Ogilvy.
https://www.youtube.com/embed/eeQXb-5ekXY