A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), iniciou, na noite desta terça-feira (25), em São Paulo, a 11ª edição da FilmBrazil Experience, que traz ao país cinco executivos estrangeiros de agências globais, com atuação na área de produção, para encontros de negócios com produtores brasileiros. O evento marcou o início da segunda fase da campanha “Get ready to shoot” – agora com o mote “Get ready to samba” – e integra as ações do Projeto Carnaval, iniciativa da Apex que otimiza a visibilidade da megafesta nacional com o objetivo de atrair compradores, formadores de opinião e investidores internacionais.
Desta vez, os convidados foram Davud Karbassioun, sócio e vice-presidente de produção da BBH London; Diane Jackson, vice-presidente executiva e diretora de RTV integrada da DDB Chicago; Matt Bonnin, diretor-executivo de RTV da Ogilvy New York; Vince Geraghty, diretor do departamento de produção da Leo Burnett Chicago; e James McPherson, vice-presidente sênior e diretor de RTV da Grey New York. Até o dia 28, eles seguem uma agenda intensa de encontros de negócios na capital paulista e, depois, partem rumo ao Rio de Janeiro, onde, até 3 de março, visitarão locações e produtoras cariocas que integram o projeto.
Para Diane, que já visitou o Brasil em outras ocasiões por conta de projetos para um de seus maiores clientes, o McDonald’s, a nova estadia será de aprendizado. “Acredito que todos entenderemos mais a respeito da cultura local e sobre como funciona o mercado brasileiro de publicidade. Estamos falando de um país bastante raro, que reúne profissionais altamente capacitados, paisagens diversas e belíssimas, uma pluralidade enorme de personagens para casting e consumidores participativos e abertos. Sem dúvida, trata-se de um projeto bastante enriquecedor”.
Em sua última edição, a FilmBrazil Experience movimentou, aproximadamente, US$ 3 milhões em novos negócios. Segundo Leyla Fernandes, presidente da Apro, a expectativa é a de que esse valor cresça de 30% a 40%. “Temos dois grandes eventos neste primeiro semestre para atrair a atenção das agências estrangeiras: Carnaval e Copa do Mundo. Por conta disso, é natural que os maiores investimentos estejam no período. No ano passado, tivemos um ‘treinamento’ por conta da Copa das Confederações, o que ajudou a organizar os passos para este ano. Sem dúvida, a Apex tem um papel fundamental nesse projeto. É dela o lounge que receberá os convidados, tanto para os desfiles na Avenida quanto nos estádios, e essas experiências são muito impactantes”, diz a executiva.
Leyla destaca que, há cerca de três anos, a FilmBrazil tem direcionado esforços para trazer ao Brasil cada vez mais representantes de agências globais. “Inicialmente, focávamos muito nas produtoras, mas a verdade é que o maior potencial de compra está com as agências. Vêm delas os fortes formadores de opinião, o retorno financeiro mais robusto e a grande quantidade de informação. São, portanto, os que têm o real poder de decisão”.
Durante esta edição do projeto, 15 produtoras brasileiras, entre Rio de Janeiro e São Paulo, serão visitadas pelos convidados. Ainda de acordo com a presidente da Apro, embora a capital fluminense tenha ganhado relevância no setor, São Paulo continua respondendo pelo maior volume de trabalho. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia começam a ganhar espaço e, possivelmente, passem a integrar a agenda no futuro.