Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap e Nivea são alguns dos parceiros

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) está lançando a campanha que marca os 25 anos da sua campanha de arrecadação, o Teleton, que será transmitido pelo SBT nos dias 4 e 5 de novembro.

A campanha, produzida pela organização, traz a história de pacientes que foram atendidos pela AACD, graças às doações das campanhas ao longo dos anos e tem como mensagem A sua doação espalha o bem.

“Quando começamos essa trajetória, lá em 1998, a causa da pessoa com deficiência física não era prioritária. Claro que ainda precisamos evoluir muito, mas é fato que esse cenário mudou bastante e tenho certeza de que essa visibilidade e os atendimentos realizados pela AACD a seus pacientes contribuíram. Hoje temas como inclusão e acessibilidade fazem parte do nosso dia a dia”, afirmou Valdesir Galvan, CEO da AACD.

A edição deste ano contará com a volta da música Depende de Nós, de Ivan Lins, que foi música tema dos primeiros anos da campanha.

“Essa foi a canção que mais vezes foi tema do programa na TV. Existe uma memória afetiva das pessoas. A letra e a melodia provocam uma reflexão sobre a importância de ajudar quem precisa”, explicou a diretora do programa televisivo Teleton, Norma Mantovanini.

Teleton terá mais de 17 horas de programação
A transmissão do programa terá mais de 17 horas de programação e conteúdo para a internet, que contará com a presença de artistas e influenciadores digitais.

Além dos influenciadores e artistas, o palco do Teleton deste ano terá a presença dos padrinhos e madrinhas da campanha: os apresentadores Eliana e Celso Portiolli, do SBT, o cantor Daniel e a atriz Maísa.

Outra participação da edição de 2022 do Teleton é da paciente Nathália Lopes. Atualmente com 29 anos, Natália nasceu com deficiência física e ingressou na AACD com 2 meses de vida. Aos 4 anos, marcou presença no primeiro Teleton e, graças ao seu processo de reabilitação, conseguiu ter uma vida plena e é profissional bem-sucedida no mercado de trabalho.

Meta de arrecadação e como doar
Assim como no ano passado, a meta de arrecadação para o Teleton de 2022 é de R$ 30 milhões. Segundo Edson Brito, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD, a organização espera que pelo menos R$ 12 milhões venham de doações de pessoas físicas.

"[As doações de pessoas físicas] será fundamental para atingirmos nosso objetivo de arrecadação e não impactarmos negativamente nossos atendimentos para 2023. Observando a audiência do programa nos últimos anos, chegamos à conclusão de que o potencial é muito maior. Por isso seguimos acreditando e temos confiança em, nesta edição, ter um maior número de doações da população”, explicou Brito.

O tradicional 0500, para quem quiser ligar e doar, estará disponível a partir de 26 de setembro: 0500 12345 05, para doar R$ 5; 0500 12345 20, para doar R$ 20; e 0500 12345 40, para doar R$ 40.

Além das doações de pessoas físicas, a campanha conta com parceiros engajados na causa da pessoa com deficiência física, que contribuem anualmente com a Instituição. Entre os confirmados desta edição estão: Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Ekkogroup, Flora (com Neutrox e Minuano), Grupo Avenida, Hipercard, Nivea, Nova Fralda Turma da Mônica Baby e Bigfral, Riachuelo, Sodiê, Uninassau e 3 Corações.

“Temos muito orgulho dos nossos parceiros, comprometidos com o ESG, que estão conosco nessa empreitada. São mais de 250 ao longo da história. O Bradesco, por exemplo, marcou presença em todas as edições do Teleton, e muitos outros estiveram presentes conosco ao longo desses 25 anos, como Votorantim, Assaí Atacadista, Riachuelo, Hipercard e Brasilcap”, destacou Brito.

Eventos de arrecadação
Para a divulgação da campanha, a AACD está promovendo diversos eventos que tem como objetivo chamar o público para ajudar.

Nesta segunda-feira (12), foi realizado um evento exclusivo para os parceiros do Teleton, com o Ballet Giselle, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no Teatro Alfa, em São Paulo.

Já no dia 5 de outubro, a organização vai promover a Noite Solidária, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O evento vai contar com apresentações ao vivo de Zezé Di Camargo & Luciano e participações especiais de Daniel, Gian & Giovani e Edson & Hudson e 100% do valor arrecadado será revertido à AACD. Os ingressos para o show já estão à venda pelo site da Sympla.

Já em 18 de outubro, durante a coletiva de imprensa do Teleton, que será realizada no SBT, haverá o lançamento de Laços de Gratidão, projeto voluntário de memória institucional concebido pela CDI Comunicação que trará, em formato de livro, os principais momentos desses 25 anos de campanha, com depoimentos de grandes personalidades que já participaram do Teleton.

Dificuldades na pandemia
Nos últimos anos, a Campanha AACD Teleton tem sofrido com a queda de doações de pessoas físicas, principalmente após o início da pandemia da Covid-19. Comparando ano passado com 2018, por exemplo, a queda é de aproximadamente 60%, o que equivale a mais de 80 mil atendimentos na AACD.

“Com a tabela do SUS congelada há 15 anos e essa diminuição das doações, temos enfrentado dificuldade para manter os cerca de 800 mil atendimentos que realizamos anualmente. Essa edição do Teleton pode ser um marco nessa recuperação, contamos com a solidariedade e o engajamento do povo brasileiro”, reforçou Galvan.

Apesar das dificuldades, o Teleton tem permitido a efetivação de parcerias através do modelo de cooperação técnica. Atualmente, a organização conta com cinco no total: a ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), de Maringá (PR); Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, em Jequié (BA); Instituto Baiano de Reabilitação, em Salvador (BA); Associação de Reabilitação da Criança Deficiente, em São José do Rio Preto (SP); e Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, em Poços de Caldas (MG).

“Estamos orgulhosos de, mesmo em um cenário de dificuldade econômica, seguirmos trabalhando para que mais pessoas pelo Brasil tenham acesso ao atendimento com nosso padrão de qualidade. Temos outras conversas em andamento com instituições de diversas partes do país, e precisamos de um Teleton bem-sucedido para efetivarmos novas parceiras no ano que vem”, declarou a dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.