Todo começo de ano é especial para as empresas de materiais de papelaria, já que é no período de Volta às Aulas que as fabricantes de lápis, canetas, cadernos e afins mais vendem e investem em comunicação. Para a BIC, 2015 se mostra ainda mais desafiador. Além de estrear três novos filmes neste início de ano, a marca também está com nova agência de publicidade. Após um relacionamento de cinco anos com a Borghi/Lowe, a conta da BIC foi transferida para a Y&R em razão de alinhamento regional na América Latina.
“Há dois anos estabelecemos um escritório para América Latina no México e eles entenderam que era hora de fazer um alinhamento regional. Decidiram por uma agência que tivesse escritórios em todos os países e atendimento alinhado regionalmente. A Y&R foi a agência que mais se aproximou da proposta. Estou muito tranquilo com a mudança. Saímos de uma agência excelente para outra excelente. É um processo natural. A expectativa é manter a qualidade, explorar novas alternativas com um grupo novo, que possa trazer novas leituras, potencializar o alinhamento regional”, afirmou Emerson Cação, diretor de Marketing da BIC.
Segundo o executivo, a BIC é a marca do segmento que mais investe em campanhas para o Volta às Aulas, e este ano não será diferente. “Vamos investir este ano mais do que no ano passado, todos os anos a BIC vem investindo mais. É a empresa que mais investe no segmento de papelaria. Somos líder em papelaria, segundo a Nielsen”, destaca Cação.
Com foco na tradicional caneta BIC Cristal, a empresa lança nesta semana a campanha “Seu mundo se abre com canetas BIC”. Direcionado ao público jovem, o filme – uma das últimas criações da Borghi/Lowe para a marca – apresenta linguagem dinâmica e é quase todo feito em ilustrações e traços realizados com diferentes modelos de canetas BIC Cristal, buscando demonstrar a variedade de produtos da linha.
O enredo mostra um estudante decidindo o destino do intercâmbio que pretende realizar e os desafios que encontrará pela frente, como idioma, cultura e histórias diferentes. A ideia é mostrar que a vida do jovem ainda é uma folha em branco a ser preenchida e que para cada momento a caneta estará presente para ajudar a desenhar, construir esse sonho. A campanha também divulga as novas embalagens e dois lançamentos da linha Cristal.
“O objetivo é reforçar com o público jovem que a BIC faz parte deste momento de descoberta, de construção da sua vida. O target da marca são os jovens pré-universitários e universitários. A gente sabe também que metade de consumo ou mais pode ser utilizado em escritórios, mas são pessoas que já amam a BIC”, avalia o diretor de marketing.
PROMOÇÃO
Outra grande aposta da BIC este ano é a promoção BIC Evolution: Pequenos Artistas, Grande Diversão, que conta com filme para divulgar a ação. Na compra de R$ 40 em produtos de colorir da BIC, o consumidor ganha um passaporte para o Hopi Hari e ainda concorre a uma viagem para Nova York, nos Estados Unidos, para quatro pessoas. Há ainda um terceiro comercial da BIC para este início de ano, o “Pequenos Artistas”, também criado pela Borghi/Lowe, que divulga a linha Colorir.
Cação explica que um dos principais produtos em que a BIC vem investindo nos últimos quatro anos é a linha Colorir. “Inauguramos recentemente uma
fábrica para o Brasil, em Manaus, só para Colorir. Essa promoção reforça todo o trabalho que está sendo feito em Colorir”, diz o executivo. Segundo ele, o crescimento na linha Colorir é superior a 50% ao ano. “Tenho certeza de que o consumidor que experimentar o nosso produto não troca mais. Nosso lápis de cor é mais barato, tem qualidade da BIC, é tudo de bom”, reforça Cação.