A partir desta terça-feira (17), eventos sociais e feiras corporativas estão liberadas no estado de São Paulo, desde que tenham controle de público. Além disso, será obrigatório o uso de máscara em qualquer ambiente, distanciamento de um metro, respeito aos protocolos de higiene, e 100% da população adulta com acesso à primeira dose da vacina contra a Covid-19 são as regras determinadas pelo Governo de São Paulo na atual situação.

Até chegar o dia da liberação, muitas etapas foram ultrapassadas. Uma delas, certamente a mais decisiva, foi a Expo Retomada, que serviu como pilar para a definição de protocolos. Protocolos esses que, para Paulo Octávio Pereira de Almeida, precisam ser seguidos à risca. “Através da Expo Retomada, conseguimos mostrar que é possível realizar feiras e congressos com segurança. Criamos uma consciência coletiva de que é necessário obedecer as regras, e isso precisa ser feito”, disse o diretor da Live Marketing Consultoria e um dos idealizadores do evento-teste.

Determinação do Governo de São Paulo é que eventos, como feiras e congressos, tenham controle de público (Divulgação)

PO, entretanto, acredita que para este ano deverão acontecer 20% (ou menos) de todos os congressos e feiras que aconteceria em um calendário normal, sem pandemia. Outubro e novembro, ele diz, deverão ser os meses com a maior concentração de eventos na área de negócios.

“O calendário para este ano é parcial, uma vez que, para organizar uma feira ou um congresso, por exemplo, é necessário tempo”, conta. “Agora com a liberação, as empresas conseguirão se planejar de uma forma melhor e mais segura”, complementa.

Fernando Lummertz, idealizador da Expo Retomada ao lado de PO, afirma que “há uma retomada do ânimo por parte de médios e grandes organizadores de feiras e congresso”. “A expectativa também é para que, em 2022, o calendário seja semelhante ao do período pré-pandemia”, diz. “E tudo isso se deve ao avança da vacinação, que é capaz de promover um ambiente com mais segurança”, completa.

READEQUAÇÃO
Em entrevista ao PROPMARK no mês passado, PO disse acreditar numa readequação do setor no pós-pandemia. “Muitos novos eventos deverão surgir e outros vão se juntar”, prevê. Tendência que já pode ser vista na Europa, como o Salão Internacional do Automóvel. Além de ter mudado de Frankfurt para Munique, um fato histórico, o encontro vai ampliar o foco e passará a falar de mobilidade, segundo a Associação da Indústria Automotiva (VDA).

Para ele, os eventos bianuais são os mais propensos a buscar novos formatos, mais disruptivos. “Tenho uma leitura que o ciclo de inovação de eventos bianuais é mais baixo do que outros, como a moda por exemplo, que ocorre duas vezes por ano”.

Ingressos da edição deste ano do GP São Paulo acontecerá em novembro (Divulgação)

SHOWS E ESPORTES
Já a realização de shows com público em pé, torcidas e pistas de danças continuam proibidos pelo menos até 1º de novembro. A previsão é que, até esta data, 90% da população adulta já esteja imunizada com as duas doses, o que daria mais segurança para a retomada desse setor em especial.

Nesta segunda-feira, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o governador João Doria anunciou que o GP São Paulo de Fórmula 1 — e não mais GP Brasil — terá 100% de capacidade liberada para torcedores.

O chefe do executivo paulista anunciou também que um novo lote de ingressos será disponibilizado ao público a partir do próximo dia 27 — segundo o promotor do novo GP São Paulo, Alan Adler, foram vendidos cerca de 28 mil entradas até o momento.

O GP São Paulo está marcado, à princípio, para os dias 5, 6 e 7, mas existe a possibilidade de ser postergado em uma semana (para 12, 13 e 14 do mesmo mês). Segundo o governador, a definição acontecerá até o dia 26 deste mês.