O favoritismo da AlmapBBDO, principal finalista da etapa nacional do 34º Profissionais do Ano – premiação realizada pela Rede Globo para destacar os profissionais do mercado publicitários que tiveram seus trabalhos veiculados na emissora –, se confirmou na maior quantidade possível de prêmios conquistados na noite desta quarta-feira (7), quando foram revelados, em celebração no HSBC Brasil, em São Paulo, os comerciais e campanhas de maior destaque entre aqueles veiculados de 1º de abril de 2011 até 31 de março deste ano.
Na categoria Institucional, a agência foi premiada por “Livros”, filme elaborado para a Casa do Zezinho, com produção da Pródigo e trilha da Cabaret. A peça concorreu com outros dois finalistas: “Adoção – Laços de Amor”, da Marcca Comunicação para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; e “Comandos”, da Agnelo Pacheco para o Ministério das Cidades. Já em Campanha, o trabalho merecedor do troféu do Profissionais do Ano foi “Amigos”, primeira campanha da Almap para a Visa, com produção de Kilers e áudio da Raw – tendo se destacado frente às finalistas “Boa ideia é ser brasileiro”, da Loducca para a Cachaça 51; e “Lugar completo”, da Talent para os postos Ipiranga.
Já em Mercado, principal categoria da premiação, a Almap havia emplacado quatro dos oito finalistas. O comercial vencedor foi “Tradutor”, protagonizado pelo técnico Joel Santana para a Pepsi, no qual o posicionamento “Pode ser?” ganhou a releitura de “Pode to be?”. A produção é da Sentimental Filmes e a trilha da Tesis. Os outros trabalhos da agência a concorrerem como finalistas foram “Byafra”, para o Bradesco Seguros; “Lua de mel”, para as Havaianas; e “Petshop”, para a Volkswagen. Completaram a lista de concorrentes na etapa final “Cachorro”, da NBS para o Bob’s; “Conversa”, da Talent para os postos Ipiranga; “Flanelinha”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat; e “Todos zoam o Anderson”, da Ogilvy para o Burger King.
A celebração, que teve os atores Débora Nascimento e José Loreto, participantes da novela “Avenida Brasil”, como mestres de cerimônia, recebeu ainda os vencedores regionais da edição de 2012 do Profissionais do Ano para a entrega dos troféu. Na divisão Sudeste Capitais, a Almap já havia sido premiada com a campanha “Pode ser”, para Pepsi. Também subiram aos palcos representantes das agências Neogama/BBH (Sudeste Capitais), Artmaker e RP Propaganda (Sudeste Interior), Sic e Lápis Raro (Leste-Oeste), 9MM e Bronx (Sul), Slogan Propaganda e Propeg (Norte-Nordeste).
Um total de 277 inscrições foram confirmadas na edição de nº 34 do Profissionais do Ano, totalizando 384 comerciais. Delas, 146 trabalhos foram na categoria Institucional, oriundos de 80 agências, 96 produtoras de imagem e 71 de som. Já em Mercado e Campanha, 131 trabalhos foram inscritos, tendo sido desenvolvidos por 33 agências, 35 produtoras de imagem e 33 de som.